sexta-feira, 12 de setembro de 2014

ABC da Alfabetização: garrancho não é problema

Confiram, durante toda a semana, dicas práticas para ajudar seu filho a ler e a escrever sem qualquer dificuldade. Não perca!
 
 
O garrancho não costuma ser um problema no início da alfabetização. "Usamos letra de forma pra diferenciar melhor onde começa e onde termina cada letra", explica Ana Alessandra Rea, coordenadora pedagógica do Colégio Hugo Sarmento.
 
 
Quando aprendem a letra cursiva, é natural que as letrinhas das crianças sejam mal traçadas. Com a prática elas vão se aperfeiçoando e melhorando a estética da escrita. E mesmo que a letra do seu filho não seja um exemplo de beleza, há mais com o que se preocupar. O importante é que a escrita dele seja legível e que ele saiba o que está escrevendo e por quê.
 
 
Por isso, a criança deve escrever sempre, mesmo quando  a escrita parece apenas um rabisco. Aos pegar o lápis para imitar os adultos, ela cria um "comportamento escritor". O mesmo deve acontecer com a leitura, ela deve folhear os livros mesmo que "leia" histórias inventadas .... E seu papel nisso:
 
 
# Elogiar;
 
# Estimular;
 
# Não apontar os erros, pois eles fazem parte do processo;
 
# Tirar as dúvidas quando ela perguntar a grafia correta.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Camilo Gomide e Juliana Bernardino

Nenhum comentário:

Postar um comentário