segunda-feira, 13 de janeiro de 2014

Saúde do Homem - Prevenindo a Osteoporose

Você conhece algum homem que vá ao médico por livre e espontânea vontade? Mesmo sem sentir nada, apenas para ver se a saúde vai bem? Conhece? Sorte sua, porque eles são minoria. Isso é o que comprova uma pesquisa sobre hábitos de vida dos brasileiros realizada pelo Ministério da Saúde em 2007.
 
 
 
O corpo de um homem adulto contém cerca de 1,5 quilo de cálcio. Cerca de 99% desse cálcio estão contidos nos ossos e são responsáveis pela estabilidade. Uma dieta rica em cálcio é, portanto, fator importante para a prevenção da osteoporose masculina.
 
Alguns hábitos permitem fornecimento adequado de cálcio para prevenção da osteoporose:
  • Leite e laticínios (particularmente o queijo duro), que são boas fontes;
  • Comer regularmente verduras ricas em cálcio (erva-doce, couve-flor, brócolis) e frutas;
  • Beber água mineral rica em cálcio;
  • Ingerir espaçadamente, todo dia, vários alimentos ricos em cálcio, o que melhora a absorção desse agente no trato intestinal;
  • Comer refeições leves e ricas em cálcio antes de dormir – por exemplo, consumir um iogurte com pouca gordura em vez de salgados ou biscoitos reduz o processo degenerativo dos ossos à noite;
  • Tomar café com moderação – beber mais de quatro xícaras diárias aumenta a excreção de cálcio pelos rins;
  • Conseguir consumir vitamina K, encontrada nas verduras frondosas, no leite e produtos lácteos, na carne vermelha, nos grãos e frutas.
 
 
Somente uma dieta rica em cálcio é suficiente para prevenir a osteoporose masculina? A resposta é não. Essa dieta é fundamental, mas também é preciso realizar exercícios ao ar livre sempre que possível. Os exercícios, de modo geral, estimulam a formação do osso.
 
Em ambientes abertos, o organismo absorve a luz do sol, que estimula a produção de vitamina D, indispensável à absorção do cálcio nos ossos e à prevenção da osteoporose masculina. Também a testosterona ajuda na incorporação de cálcio aos ossos, contribuindo assim para a prevenção da osteoporose no homem.
 
 
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário