terça-feira, 14 de janeiro de 2014

Exame Auditivo - Audiometria

Para a identificação de qualquer alteração auditiva utilizamos alguns exames auditivos que tem como finalidade a avaliação funcional da audição como forma de identificar qualquer tipo ou grau de perda auditiva. A avaliação auditiva pode ser realizada através de exames subjetivos e objetivos. Confira!
 
 
 
A audiometria é o  exame padrão ou exame básico da avaliação auditiva até hoje. Para a realização da audiometria necessitamos da utilização de uma cabine acústica, um audiômetro, fones de ouvidos e microfones. O teste é realizado em cabine acústica objetivando a necessidade de ambiente silencioso para o rigor técnico do exame.
 
 A audiometria tonal tem por objetivo medir a menor intensidade sonora capaz de gerar sensação auditiva na criança ou adulto através da geração de estímulo sonoro na qualidade de tom puro (como se fosse um apito).
 
Já a audiometria vocal utiliza estímulos de fala como o uso de palavras monossilábicas ou dissilábicas e trissilábicas objetivando verificar o menor limiar auditivo onde o paciente consegue escutar e entender o que foi dito.
 
Em todas as duas etapas do exame (tonal e vocal) o paciente deve cooperar e participar e assim dizemos que é uma avaliação subjetiva, ou seja, a resposta do exame depende da interação entre examinador e paciente. Solicitamos que a criança levante a mão toda vez que escutar um "apito" mesmo que bem "baixinho".
 
Esses comandos e ordens utilizados na audiometria tonal faz com que somente crianças com idade igual ou superior a 5/6 anos, realizem o exame. Crianças com idade inferior a 5 anos podem apresentar respostas imprecisas mediante essa forma convencional de realização da audiometria o que compromete o resultado ou torna o exame inconclusivo.
 
 
O exame de audiometria é realizado com um equipamento chamado audiômetro que é um gerador de tom puro para as frequências de 125Hz, 250Hz, 500Hz, 1000Hz, 2000Hz, 3000Hz, 4000Hz, 6000Hz e 8000Hz, ou seja, são gerados tons puros em diferentes sonoridades: graves, médios e agudos.
 
 Possui também um regulador de intensidade com saída máxima sonora em 120 dB na maior parte dos equipamentos e saída mínima de -10 dB e um fone de ouvido para que durante a realização do teste consiga-se analisar o limiar auditivo de cada orelha separadamente. Concluímos o teste quando encontramos respostas de identificação auditiva ao som de menor intensidade para cada frequência testada.
 
 
Procure ajuda especializada! Entre em contato com a Clínica de Terapias Integradas de Madureira!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário