quarta-feira, 15 de janeiro de 2014

Imitanciometria, avaliação da orelha média

O exame de imitanciometria tem por objetivo a investigação da função da orelha média e com a vantagem de não sofrer nenhuma influência de ambiente ruidoso ou necessitar de ambiente com isolamento acústico para ser realizado.
 
 
 
Neste exame não se avalia o limiar auditivo e sim as condições da orelha média, como presença de secreção, disfunção da tuba auditiva, desarticulação da cadeia ossicular e redução da mobilidade da cadeia ossicular que podem influenciar no limiar auditivo do indivíduo.
 
 
É realizada com um equipamento chamado impedanciômetro/analisador de orelha média, que tem por finalidade avaliar a orelha média através de variações de pressão positiva e negativa na orelha externa, com a introdução de uma sonda que gera as mudanças de pressão na membrana timpânica o que ocasiona variações no sistema tímpano-ossicular na orelha média, medindo assim a mobilidade do sistema.
 
Este tipo de exame é classificado como exame objetivo da audição, pois não necessita da participação do paciente em dar nenhum tipo de resposta, já que o próprio equipamento faz a leitura da mobilidade da cadeia ossicular, bem como da membrana timpânica e a verificação de presença ou não de secreção na orelha média. Pode ser efetuado desde bebês sem nenhuma contraindicação.
 
 
Procure ajuda especializada! A Clínica de Terapias Integradas de Madureira pode lhe ajudar!
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário