quinta-feira, 16 de janeiro de 2014

Aprendizagem: Dia do brinquedo é legal?

Muitas pré-escolas já instituíram que sexta-feira é o dia do brinquedo. Outras não têm um dia estipulado, mas um horário na rotina de atividades dedicado aos brinquedos trazidos de casa. Mas afinal, qual a importância pedagógica de levar os brinquedos para a escola na Educação Infantil?
 
 
O objetivo é bem maior do que o de proporcionar alguns momentos de lazer descontraído. "Ao trazer de casa o seu brinquedo, a criança traz um pouco do seu cotidiano fora da escola e vai compartilhá-lo com o grupo", explica Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin, de São Paulo. Veja abaixo o que as crianças podem aprender com essa atividade e como ela pode ser organizada.
 
# Desenvolve a expressão oral
Levar o brinquedo para a escola e contar para os colegas sobre ele ajuda as crianças a exercitar a expressão oral. "No dia do brinquedo fazemos uma roda de conversa e cada criança é convidada a apresentar o que trouxe, a contar sobre ele", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin. "Isso ajuda os alunos a desenvolver a argumentação. Além disso, muitas vezes traz para os educadores histórias do cotidiano dos alunos, já que a criança é levada a contar quem deu o brinquedo ou porque ela pediu para tê-lo, por que o escolheu, com que estava na ocasião da compra, etc", explica.
# Mostra a importância de partilhar
              
Na primeira infância, as crianças são naturalmente egocêntricas e vivem em uma fase que precisam descobrir que não são o centro das atenções. Quando levam seus brinquedos mais especiais e queridos para a escola, elas acabam aprendendo a partilhar. "Nesse momento, elas começam a entender que para usar o brinquedo do outro, precisam também emprestar o seu para os colegas. Às vezes é necessária a intervenção da professora para mediar essas trocas", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin.
# Faz uma ponte de afeto
              
O brinquedo trazido de casa representa, especialmente para as crianças menores, um pouco do lar presente na escola. "Nesse sentido, poder vir para a escola com o brinquedo preferido ajuda a fazer essa ponte simbólica, afetiva, a dar segurança para a criança, especialmente em momentos de adaptação", afirma Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica das unidades de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade, de São Paulo.
# Ensina responsabilidade
             
A atividade de levar seu próprio brinquedo para a escola é uma boa oportunidade também para ensinar as crianças a ter responsabilidade por suas coisas. "Cada criança deve se responsabilizar por seu próprio brinquedo e deve aprender a ter cuidado com os dos amigos também", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin.
# Exercita a escolha
 
 
Fantasias também são brinquedos e dos mais importantes, pois estimulam a imaginação e ajudam as crianças a trabalhar conteúdos simbólicos. "Quando realizamos os dias de brinquedo, convidamos os alunos a usarem fantasias, se quiserem. Assim, a brincadeira fica completa e mais divertida", diz Suzy Março de Souza, coordenadora pedagógica do Colégio AB Sabin.
 
 
Não existe uma idade limite para organizar dias ou horários dedicados aos brinquedos. Mas essa atividade é especialmente adequada para os menores, da pré-escola ao ensino fundamental I. "Muitas crianças têm nos brinquedos seus objetos transacionais, que a ajudam a se adaptar a lugares e situações. Isso é mais comum até os 3 anos mais ou menos, mas algumas vezes até as crianças mais velhas precisam desse apoio", afirma Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica das unidades de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade.
 
 
Há escolas que determinam um dia da semana para que as crianças levem seus brinquedos. Outras permitem que eles sejam levados diariamente. O importante, em qualquer um desses casos é que sejam estabelecidas com os alunos as regras e horários da brincadeira. "Na nossa escola não temos um dia determinado para levar os brinquedos, mas eles têm um horário na rotina em que podem brincar com eles. Fora desses horários, eles sabem que têm que deixar os brinquedos guardados", diz Josiane Del Corso, coordenadora pedagógica das unidades de educação infantil do Colégio Oswald de Andrade.
 
 
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 
 
Crédito: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário