terça-feira, 18 de março de 2014

Jogos: Baralho e Letras Atrapalhadas

O jogo é a atividade lúdica mais trabalhada pelos professores atualmente, pois ele estimula as várias inteligências, permitindo que o aluno se envolva em tudo que esteja realizando de forma significativa. Confira os jogos de hoje!
 
 
Jogos na Alfabetização - Baralho Forma Palavras
 
 
Como defendem Debyser (1991) e Vever (1991), entendemos que os “jogos de linguagem”, tão freqüentes nas mais variadas culturas, permitem introduzir, na sala de aula, um espaço de prazer e de ampliação das capacidades humanas de lidar com a linguagem, numa dimensão estética, gráfica e sonora. Vever (1991), ao enfocar especificamente os “jogos com palavras”, observa que este tipo de atividades tem uma essência de materialidade lúdica.
 
 
Tal materialidade, segundo o autor, “...torna os signos palpáveis: nos damos conta de que as palavras não são feitas apenas de fonemas e grafemas, mas de sons e de letras e que estes sons e estas letras dialogam de uma palavra a outra, em correspondências tão polifônicas, que os sentidos acabam sempre misturando-se e embaralhando-se. ... Brincar com as palavras torna-se, então, jogar com a substância da expressão: sons, letras, sílabas, rimas... e com os acidentes de forma e de sentido que esta manipulação encerra” (VEVER, 1991, p.27).
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Jogos na Alfabetização - Letras Atrapalhadas
 
 
Para selecionar os jogos a serem usados, o professor pode, inicialmente, fazer um levantamento das brincadeiras conhecidas pelas crianças. Verá que muitas delas brincam com a língua, quando cantam músicas e cantigas de roda; recitam parlendas, poemas, quadrinhas; desafiam os colegas com diferentes adivinhações; participam do jogo da forca, de adedonha (também chamado de “stop ortográfico” ou “animal, fruta, pessoa, lugar”) ou de palavras cruzadas, dentre outras brincadeiras. Ou seja, o professor pode se valer dos jogos que as crianças já conhecem e que, juntamente com outros que ele introduzirá, ajudam a transformar a língua num objeto de atenção... e reflexão.
 
 

Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 
Fonte:  Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário