terça-feira, 28 de janeiro de 2014

Professor: prazer em conhecê-lo!

No início do ano letivo, converse com os responsáveis pelo aprendizado de seu filho e dê o primeiro passo rumo a uma relação de confiança mútua. Confira!
 
 
O professor terá um papel central na vida de seu filho durante este ano e é possível que fique em sua memória por toda a vida. Conhecer bem o professor de seu filho e vê-lo como um aliado na educação é uma tarefa vantajosa para todos os envolvidos e que começa com as aulas, na primeira reunião - caso não haja um encontro oficial, cabe a você marcá-lo.
 
 

Um começo de relação sólido evita futuros desentendimentos. Pais e professores que não entram em um acordo sobre as provas e a lição de casa, por exemplo, são uma receita para o desastre, sobretudo nos primeiros anos de vida escolar da criança - e, o pior, a grande prejudicada nessa história é a criança mesma.
 
 
Com a ajuda de algumas educadoras, o site Educar para Crescer  sugere alguns tópicos que não podem ficar de fora das primeiras conversas com o professor de seu filho.
 
1) Veja como será feita a comunicação escola-família
Veja com o professor como será feita a comunicação entre vocês durante o ano. Em muitas escolas, é usado o caderno de recados, por meio do qual pais e mestres resolvem suas dúvidas no dia a dia. Hoje em dia, porém, às vezes também é usado o e-mail. Questione, ainda, se é preciso passar pelo coordenador ou diretor antes de se comunicar diretamente com o professor. O importante é que você consiga acessar os titulares da sala de aula de seu filho facilmente.
2) Passe o histórico de seu filho
Caso o seu filho já tenha apresentado dificuldades de aprendizado ou problemas de comportamento anteriores, é interessante conversar com o professor ou o coordenador sobre isso. Assim, eles ficarão atentos a esse aspecto e darão a assistência necessária para que a criança desenvolva seu aprendizado sem grandes intercorrências. "Às vezes, o pai pensa que a história do ano passado se repetirá. Mas é importante entender que, com um novo professor, a criança pode reagir de maneira diferente", ressalta a professora Cidinha (como é conhecida), da EMEF Alceu Amoroso Lima, de São Paulo.
3) Acompanhe a lição de casa
Dessa você deve participar ativamente - acompanhando possíveis dificuldades de seu filho em casa e ajudando-o a organizar os horários. Saiba do professor como serão essas atividades, em que quantidade costumam ser mandadas e com qual objetivo. Será mais fácil fazer o acompanhamento tendo essas informações de antemão.
4) Não esconda a situação familiar
O irmão mais velho é quem busca a criança na escola? Um pai pode retirá-la na saída, mas o outro não, devido a uma batalha na justiça? É imprescindível que os professores saibam como é a situação da família, para que saibam lidar com intercorrências no dia a dia do aluno.
5) Pergunte o que precisar sobre a metodologia
 
 
Para saber mais clique AQUI!
 
 
Créditos: Educar para Crescer


Nenhum comentário:

Postar um comentário