terça-feira, 27 de maio de 2014

Teste da linguinha – Língua presa

Popularmente, o termo língua presa é utilizado quando as pessoas querem se referir a problemas na articulação de alguns sons da fala. Vamos conferir mais informações?
 
 
Entretanto, língua presa ou mais precisamente ANQUILOGLOSSIA, é uma anomalia rara. Significa que embaixo da língua tem uma prega denominada freio lingual, e, que em alguns recém-nascidos, este freio é curto e unido a ponta da língua, devido a uma má formação do tecido e que já pode ser identificado nos primeiros dias de vida.
 
 
A língua presa ocorre então devido a este encurtamento do freio, sendo que os movimentos linguais ficam diminuídos e prejudicados, causando problemas na fala, alimentação e amamentação.
 
 
Quando um bebê nasce com língua presa, normalmente parentes muito próximos podem apresentar o mesmo problema, com sintomas pouco aparentes ou com grave impacto sobre a função da língua. Muitos sofrem em silêncio as várias dificuldades que a língua presa pode causar. Há bebês que tem alterações na amamentação, causando estresse tanto para ele quanto para a mãe; crianças com dificuldades na mastigação; adolescentes com dificuldades para beijar; crianças e adultos com distorções na fala, afetando a comunicação e o relacionamento social. (ABRAMOFONO; July 30, 2012)
 
 
TESTE DA LINGUINHA
 
 
Como existem graus variados de língua presa, é de extrema importância a realização de um teste que leve em consideração os aspectos anatômicos e funcionais da língua. A avaliação do frênulo lingual ou Teste da Linguinha pode ser feita por especialistas como fonoaudiólogos e odontopediatras.
 
 
A proposta do Teste da Linguinha tem como objetivo diagnosticar as limitações dos movimentos da língua causadas pela língua presa que podem comprometer as funções exercidas pela língua: sugar, engolir, mastigar e falar.
 
 
A fonoaudióloga Roberta Martinelli, criadora do Teste da Linguinha, afirma que a técnica não causa dor alguma ao bebê. Primeiro, a profissional examina com os dedos o movimento da língua e a posição do frênulo, pele que fica sob o órgão. Em seguida, observa e grava a amamentação da criança, para depois analisar os detalhes.
 
 
Então mamães e futuras mamães, fiquem atentas e solicitem o teste. Fica a dica!
 
 
 
Este conteúdo foi útil para você?
Fonte: Roteiro Kids - Renata Usberti

Nenhum comentário:

Postar um comentário