quarta-feira, 28 de maio de 2014

A importância da lição de casa

Quando bem orientada e com ajuda dos pais, as tarefas tornam o estudo muito mais produtivo para as crianças. Vamos conferir?
 
 
Objetivos:
 
Propiciar a compreensão sobre a interação escola-aluno-família com foco na lição da casa.
Incentivar os pais a organizar a rotina de estudos dos filhos, já visando à autonomia deles.

Faixa etária:
Crianças a partir do 1º ano.
 
 
A maioria dos educadores defende que aluno deve ter espaço adequado, horário estabelecido para fazer as tarefas e ser incentivado pelos responsáveis para adquirir disciplina e autonomia no momento de realizar seu dever. Por isso, no Colégio Santa Maria, enquanto crianças da Educação Infantil estão aprendendo a lidar com a lição de casa, as do 2º ano do Ensino Fundamental se sentem mais habituadas, embora também necessitem de apoio na hora de fazer suas tarefas.
 
 
 
No 6º ano, esse cenário muda completamente, pois o desafio do aluno é justamente o de conquistar sua total independência em relação aos estudos. Logo, como a relação escola-aluno-família se transforma ao longo da vida acadêmica e o preparo de cada etapa resulta de um esforço conjunto, educadoras do colégio comentam sobre esse processo comum a todas as crianças. Mas, ao mesmo tempo em que explicam como os pais devem lidar com a lição de casa dos filhos – para que a produtividade seja eficiente –, elas também lançam as bases para que as demais escolas possam alicerçar seu próprio trabalho.
 
 
Anote! Estudos comprovam que crianças incentivadas pelos pais a estudar e a fazer as lições de casa têm um desempenho escolar melhor. No entanto, os pais devem ser alertados que estimular não significa executar a tarefa da criança.
 
 
Preste atenção! Na escola tradicional, embora a lição de casa seja um recurso importante para a fixação dos conhecimentos ministrados em sala de aula, ela também tem como objetivo fazer com que o aluno exercite a própria responsabilidade e autonomia.
 
 
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Fonte: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I

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