terça-feira, 20 de maio de 2014

Planejando sonhos!

Educação Financeira que transforma alunos, pais e professores! Vamos conferir estratégias e a dica de leitura!!!
 
 
Objetivos:

Ter consciência sobre o valor do dinheiro.
Desenvolver hábitos de consumo consciente.
Planejar sonhos de curto, médio e longo prazo.
Desenvolver o hábito de poupar.
Refletir sobre o que o dinheiro pode comprar ou não.

Faixa etária: a partir de 4 anos.
 
 
Grande parte dos brasileiros usam seus salários para pagar dívidas. Isso é fato! Segundo uma pesquisa do Instituto Ipsos e da Associação Comercial de São Paulo (ACSP), com cerca de mil consumidores de todas as classes sociais em nove regiões metropolitanas e 70 cidades espalhadas pelo interior do país, 36% dos entrevistados usariam a segunda parcela do 13º salário para pagar dívidas. Já a fatia dos que pretendiam gastar com consumo era de 18%. Esse é o maior número em três anos, período em que é feita a pesquisa.
 
 
O último estudo realizado pelo Ipea, em janeiro de 2012, sobre o Índice de Expectativas das Famílias, também revelou que 42,9% das famílias têm dívidas, embora esse número tenha diminuído em relação ao mês anterior. Todos esses dados são um reflexo de uma constatação: falta Educação Financeira para a população.
 
 
Para mudar esses números, o presidente do Instituto DSOP de Educação Financeira, Reinaldo Domingos, tem uma missão: disseminar a Educação Financeira no Brasil e no mundo. O trabalho é árduo, mas ele acredita que um dos grandes centros de conscientização é a própria escola e desde cedo.
 
 
Para quem pensa que isso é difícil, muitos exemplos pelo Brasil têm demonstrado que essa é uma prática não apenas possível, mas que pode mexer profundamente com uma vida. Domingos conta que, uma criança que teve a oportunidade de participar de um dos programas feitos por seu instituto, em sua escola, levou um cofrinho que produziu para casa. Observando o cofrinho encher, os pais da criança disseram para ela: "Filho estamos orgulhosos em ver o que você já tem de dinheiro." E a criança responde: "Aqui dentro não tem dinheiro pai, e sim, meus sonhos." Essas palavras e o comportamento do filho mexeram tanto com o pai, que este acabou se tornando um Educador Financeiro e hoje ministra palestras e cursos sobre o assunto para outras pessoas.
 
 
Esse é um dos exemplos que mostram que Educação Financeira tem muito mais do que Matemática. Segundo Domingos, essa é uma ciência humana e não exata. "Na verdade, trata-se de hábitos e costumes que faz a pessoa ter respeito pelo dinheiro, sabendo de onde ele vem e para onde ele deve ir", diz o especialista.
 
 
Dicas de leitura!
 
O Menino e o Dinheiro
Introduz a criança no universo das relações com o dinheiro por um caminho lúdico e poético, semeando desde cedo a importância do hábito de poupar para realizar sonhos. Pelo olhar aguçado do Menino, que descobre paralelos inusitados entre acontecimentos da natureza e poupança, tempo, espera e esforço, a criança se apropria de um conhecimento essencial para ter, no futuro, uma vida financeira de equilíbrio e prosperidade.

Autor: Reinaldo Domingos
 
O Menino do Dinheiro - Sonhos de Família

Determinado, sonhador, curioso, entusiasmado pela vida: assim é o Menino protagonista dessa doce história, que traz, entremeada a uma narrativa leve e envolvente, importantes aprendizados sobre a relação do ser humano com o dinheiro e com os próprios sonhos.

Autor: Reinaldo Domingos

 
 
Este conteúdo ajudou você?
Fonte: Guia Prático de Educação Infantil

Nenhum comentário:

Postar um comentário