quarta-feira, 21 de maio de 2014

Ações do Fonoaudiólogo Educacional

 Dentre várias ações, destaca-se a participação no planejamento, desenvolvimento e execução de programas integrados ao plano pedagógico do professor, a participação na equipe educacional , dentre outros.
 
# Analisar dados da rede de ensino e assessorar na proposição de políticas públicas;
 
#Participar no planejamento e discussão das práticas pedagógicas;
 
# Assessorar as Secretarias de Educação na elaboração de propostas para políticas públicas, avaliação de sistemas e propostas educacionais de redes de ensino, bem como coordenação de projetos;
 
# Assessorar secretarias ou participar de projetos que envolvam avaliação e monitoramento do ensino e promoção de saúde;
 
# Orientar professores, pais e alunos;
 
# Planejar, desenvolver e executar programas fonoaudiológicos integrados ao plano pedagógico do professor;
 
# Proporcionar ações no ambiente que favoreçam condições para o processo de ensino e aprendizagem, como oficinas, sugestões de dinâmicas e materiais, recursos técnicos, entre outros;
 
# Participar no Atendimento Educacional Especializado – AEE, acompanhamento e auxílio na discussão da adaptação curricular e nas questões pedagógicas para alunos com deficiência;
 
# Estimular a aprendizagem, a linguagem, as habilidades auditivas e/ou visuais em sala de aula junto à equipe e junto com o professor;
 
# Proporcionar observações no contexto escolar e sondagem escrita em grupo (em sala de aula) para análise e discussão de estratégias junto aos professores;
 
# Realizar entrevistas individuais, quando necessário, com alunos, famílias e outros profissionais que atendem os alunos;
 
# Divulgar materiais informativos, palestras e participar de reuniões de pais, entre outros;
 
# Participar da equipe de planejamento de atividades de laboratório/reforço escolar na área da linguagem;
 
# Realização exames de triagem auditiva na escola;
 
# Compor a equipe interdisciplinar nas redes pública e privada de ensino;
 
# Auxiliar na elaboração de estratégias para lidar com especificidades dos educandos no processo de construção da leitura e escrita;
 
# Auxiliar no processo de inclusão escolar de sujeitos com necessidades educacionais especiais;
 
# Propor ações de saúde mental no ambiente educacional que abarquem a comunidade;
 
# Incentivar práticas de leitura e escrita na comunidade em parceria com ações educacionais;
 
# Auxiliar a equipe pedagógica no manejo e encaminhamentos dos educandos que necessitam de avaliações e acompanhamento externo ao ambiente escolar;
 
# Discutir praticas que favoreçam ou interfiram no desenvolvimento e aquisição da oralidade e da linguagem escrita em suas diferentes interfaces – aquisição, processo de formação do sujeito leitor/escritor, aprimoramento da construção textual, erros na escrita e trocas grafêmicas – e auxiliem a equipe pedagógica no manejo e encaminhamento de alunos que sinalizam dificuldades.
 
 
Este conteúdo foi útil para você?
Fonte: Conselho Federal de Fonoaudiologia

Nenhum comentário:

Postar um comentário