quinta-feira, 29 de maio de 2014

Gêmeos na mesma sala de aula?

Apesar das inúmeras discussões a respeito desse tema, existem alguns pontos que devem ser analisados e avaliados diante dessa situação. Vamos conferir?
 

Objetivos:

Possibilitar uma reflexão sobre o comportamento de gêmeos em sala de aula.
Facilitar a separação momentânea deles, durante o período escolar, a fim de que cada um possa se encontrar e se sentir como um ser único.

Faixa Etária:
Crianças a partir do 1° ano.
 
 
A preocupação com a educação dos gêmeos começa muito cedo. Mas quando se dá o momento de enviá-los à escola, as hesitações dos pais em separar as crianças tendem a aumentar, uma vez que a ligação entre elas aparenta ser diferente da dos demais irmãos. Entre outras coisas, eles acreditam em danos emocionais, que realmente podem acontecer, em virtude da dependência estabelecida pelos gêmeos que, por vezes, ainda é incentivada pelos próprios responsáveis. Por outro lado, para garantir a independência dos filhos, a maioria prefere que cada criança estude em uma sala de aula.
 
 
Como esse problema é recorrente, as escolas particulares já optaram por separar os gêmeos. Embora essa posição confira forças para quem defende que, mantê-los juntos no período escolar dificulta a construção social da identidade de cada um, em escolas públicas é comum encontrá-los lado a lado, dividindo o mesmo espaço, materiais didáticos, amigos, elogios, broncas etc. Se são idênticos, a situação ainda piora: um sempre é confundido com o outro, isso quando ambos não têm os nomes trocados pelos professores, funcionários e colegas da instituição de ensino.
 
 
De certa forma, esse quadro compromete a identidade das crianças. Mas o que fazer? Na posição de docente, descarte a ideia de que gêmeos formam uma unidade, porque essa concepção não passa de uma hipótese, sem nenhuma verdade científica. Apesar de eles serem mais ligados pela inexistente diferença de idade, o que não ocorre no caso de outros irmãos, muitos fenômenos que podemos observar com os gêmeos são igualmente vistos em crianças e pessoas que partilham o mesmo ambiente familiar e social.
 
 
O dilema que atinge os gêmeos durante a vida escolar
 
Pesquisadores holandeses de uma universidade de Amsterdã revelaram, no final de 2009, que separar gêmeos na escola não interfere no aprendizado. Durante o estudo, eles acompanharam 2.003 pares de gêmeos nascidos entre 1986 e 1993 até eles completarem 12 anos. O grupo era formado por 839 gêmeos idênticos e 1.164 não idênticos. Até os 12 anos, 72% deles estudaram na mesma turma, 19% em turmas separadas e 9% estudaram juntos em algum momento da vida escolar.
 
 
Ao completarem 12 anos, todos eles foram submetidos a um teste de nivelamento para medir conhecimentos, que incluíram, entre outras disciplinas, gramática e matemática. Na análise dos resultados, os pesquisadores não encontraram nenhuma diferença substancial entre os três grupos de irmãos e, então, concluindo que separá-los durante a vida escolar não interfere no aprendizado.
 
 
Para saber mais
 
Esses livros, que devem ser recomendados aos pais, também são essenciais para o professor:

Criando Gêmeos e Múltiplos em Idade Escolar - Os Desafios e as Recompensas de Educar Gêmeos e Múltiplos, de Christina Baglivi Tinglof (Editora M. Books).

Criando Filhos Gêmeos, de Patricia Maxwell Malmstrom e Janet Poland (Editora M. Books).
 
 
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Fonte: Guia Prático para Professores do Ensino Fundamental I

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