quarta-feira, 26 de junho de 2013

Projeto espalha "espírito carioca" pelas ruas

                       
"Carioca é..." instiga pedestres a definir identidade carioca
 
 
Foi um projeto de conclusão de curso que inspirou a designer Bárbara Coelho a criar os cartazes “Carioca é...”, em estilo lambe-lambe, que agora se espalham pela cidade.
 
 
 
Imitando uma placa de nome de rua, os cartazes têm um convidativo espaço em branco para que as pessoas completem a frase da forma que acharem melhor. “Os cartazes funcionam como um questionário em grande formato que sugere “carioca é…’. Os pedestres sacam canetas, tinta, batom e preenchem com elogios, xingamentos, criticas, sugestões e desabafos. Protegidos pelo anonimato, revelam partes da verdadeira identidade carioca”, explica Bárbara.
 
 
 
O projeto acabou virando uma intervenção urbana, estimulando debates sobre as transformações por que passa a cidade e sobre o papel do cidadão carioca em meio a esse contexto. Há também espaço para os cariocas apaixonados, claro.
 
 
 
“Algumas respostas, como a que questiona o valor do ônibus, acabam sendo compartilhadas e gerando debate”, diz Bárbara, que, ao longo de sete meses,  já espalhou os cartazes pelo Centro, por Botafogo e no Grajaú.
 
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário