quinta-feira, 13 de junho de 2013

Música e Psicomotricidade

 
 
A educação psicomotora deve ser trabalhada de maneira lúdica, divertida, animada e livre de regras e cobranças, porém com propostas devidas para que se alcance o objetivo desejado. A música é uma das maneiras lúdica e divertida que pode e deve ser trabalhada na escola com os pequenos, a fascinação que a música exerce sobre a criança é visível, basta tocar um CD infantil, para que desperte nelas a alegria e a vontade de dançar, de cantar, desenvolvendo sua capacidade corporal, expandindo seus movimentos, percebendo seu espaço, sua delimitação, a percepção de si mesma e dos colegas.
 
 
Afinal, quem não gosta de música? Quem não possui uma música marcante? Que simbolizou uma época? Que foi motivo de algum apelo?
 
 
Enfim, a música é uma arte e como toda arte, é encantadora e deve ser admirada.  A apreciação pela música é algo transmitido de geração em geração, sem uma explicação lógica, cada ouvinte tem seu gosto musical por determinada canção, cantiga, e ou, outras determinações, o que faz da música, uma especificidade da ocasião em que se encontra o ser humano.
 
 
 
A identificação que a criança tem pela música, faz desta uma aliada nas intervenções motoras, proporcionando a criança alegria e aprendizagem ao mesmo tempo, a vivencia escolar é a ocasião em que a criança mais desenvolve seu esquema estrutural, a música aliada com a psicomotricidade torna-se ferramenta importante no desenvolvimento corporal, consolidando um caminho para um desempenho global saudável. 
 
 
 
Pais e educadores têm o compromisso de proporcionar a criança uma educação, que atenta suas necessidades como um todo, a criança deve ser trabalhada por completo, tanto fisicamente, quanto cognitivamente, e não apenas focar no ensino de escritas e das capacidades educacionais; professor cumprindo seu papel de educador e pais exibindo a intimidade que os filhos tem com o lápis.
 
 
 
 
 
A criança nessa fase mais tenra de sua vida é como uma esponja absorvente, aprende com facilidade; a introdução de novos aprendizados deve ser favorável com estímulos constantes, para despertar na criança o sentimento de capacidade em diversas situações, encorajar a criança nos afazeres a tornará mais confiante de si mesma, sabendo que é capaz para isso ou aquilo.
 
 
 
A música faz parte da cultura infantil e toda brincadeira acompanhada dela é motivo para aprendizagem e desenvolvimento pessoal. No cotidiano das crianças devem-se valorizar todas as fontes sonoras provinda dos mais variados lugares, natureza, ambientes e objetos, a presença dos brinquedos musicais é um exemplo de introdução como fonte sonora, estimula a criança a interagir e consequentemente terá o movimento corporal ativado, pois terá que  utilizar todo o esquema corporal para a manipulação do mesmo, como, visual, lateralidade, espaço, tempo, coordenação grossa e fina, memorização, esquema de conhecimento e acomodação, sem esquecer da voz que também é um instrumento sonoro.
 
 
 
Vídeos com Músicas para Trabalhar a Psicomotricidade
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
 
Agora é só cantar, brincar e aprender!


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