sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como ajudar seu filho pequeno a lidar com o ciúme

Resultado de imagem para ciúme infantilCrianças pequenas podem demonstrar ciúmes dos pais ou do irmãozinho mais novo. Saiba o que fazer quando isso acontece!


O ciúme pode se manifestar bem cedo, mas é mais comum que seja notado a partir de dois ou três anos de idade. É o momento em que a criança percebe que há um outro além dela e que esse outro pode desviar a atenção da pessoa amada.

É fundamental agir com naturalidade quando as crianças mostram ciúme. Mas é preciso das limites também. Depois de dar atenção e reassegurar à criança que seu lugar está garantido, os pais não podem se deixar aprisionar pelos desejos da criança.

É importante mostrar que o casal tem uma unidade, e que a criança é amada pelos dois. Mas ela deverá aceitar que não poderá compartilhar tudo com eles. Com um limite firme, mas amoroso, os pais transmitem à criança a confiança de que ela é capaz de suportar a frustração de não ter exclusividade. Isso será fundamental para o amadurecimento e as relações de respeito e generosidade na vida social.

O ciúme entre irmãos deve ser encarado de forma natural: nem recriminar e nem achar lindo a briga pela posse da mãe. É preciso mostrar que a chegada do irmão não vai tirar seu lugar. Uma sugestão é fazê-lo participar de algumas atividades para receber o novo membro da família.

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário
Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário