sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como lidar com a agressividade das crianças pequenas

Veja como ensinar as crianças pequenas que a agressão não é a maneira correta de resolver os problemas.

Pode não parecer, mas a agressividade é uma linguagem, uma forma de expressar sentimentos e desejos. Não é a maneira mais correta, mas talvez seja a única forma que o filho aprendeu a usar nos momentos de angústia, ansiedade e frustração.

Os pais não devem atender aos desejos dos filhos quando eles tomam atitudes agressivas, porque isso só vai reforçar a ideia de que é pela força, pela agressão e pelo grito que conseguimos o que queremos. Os pais devem refletir sobre como eles próprios agem quando querem alguma coisa, para avaliar se estão dando o modelo correto para seus filhos.

A agressividade também pode estar vinculada a situações que geram estresse na criança. Para lidar com a situação de forma tranquila é necessário tomar consciência do problema e acolher a criança em seus sentimentos.

Crianças pequenas brigam com frequência e os pais devem supervisionar de perto para orientá-los e ensiná-los sobre como se portar nestas situações. Não supervalorize a briga, console a criança que foi agredida para depois orientar o agressor dizendo que a atitude dele não foi boa que provocou dor no colega.

As crianças aprendem, de forma geral, por imitação, Por isso, é preciso atenção: muitos dos comportamentos agressivos dos pais e adultos são aprendidos pelas crianças. Para evitar que isso ocorra, é preciso que os pais revejam o seu próprio comportamento e identifiquem situações onde costuma se comportar de forma agressiva.

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário
Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário