sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como lidar com o autoritarismo de seu filho pequeno

Resultado de imagem para autoritarismoinfantil
Para evitar que os filhos se tornem mandões é preciso estabelecer limites desde os primeiros meses de vida. Confiram!

Já nos primeiros meses de vida se deve começar a educar o filho para que ele não se torne autoritário. É normal que as mães, ao ver o bebê chorando, queiram se apressar para satisfazer imediatamente seus desejos ou necessidades. Mas elas devem aprender que há uma hora certa para tudo

Isso porque esse bebê poderá crescer inseguro de não ser atendido nunca ou egocêntrico a ponto de se achar a preferência  do mundo. Deve-se atender a urgência dos filhos com calma e de acordo com as possibilidades.

Crianças muito pequenas precisam de regras e limites, desde cedo, respeitando a idade e o entendimento da criança. Os pais não devem se culpar em impor limites. Os limites são elementos organizadores. Mas é importante para que eles sejam claros, coerentes e aplicados com constância.

Temos que ter cuidado para evitar que os filhos se tornem autoritários, mas sem correr o risco de que se tornem submissos. Tudo vai depender da forma como os pais exercem sua própria autoridade em relação aos filhos.

Pais que não impõem limites podem criar filhos mandões e autoritários. Por outro lado, pais excessivamente repressores podem gerar filhos obedientes, mas incapazes de desenvolver uma ética madura, ou seja, as crianças obedecem por medo e não pelo respeito.

A autoridade saudável é aquela exercida com constância, impondo limites e, ao mesmo tempo, dando segurança às crianças.

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário
Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário