sexta-feira, 23 de outubro de 2015

Como lidar com a preguiça de seu filho pequeno

A família deve dar o bom exemplo para combater o comportamento preguiçoso das crianças pequenas. Confiram!

Crianças pequenas são como verdadeiras esponjas: absorvem e imitam tudo e todos com quem convivem em seu meio familiar e social. Por isso, se seu filho pequeno apresenta atitudes que você julga preguiçosas, é preciso fazer uma avaliação dos hábitos da família e da educação que está sendo dada à criança.

1- Acho que meu filho é preguiçoso. O que fazer?

Antes de rotular a criança como preguiçosa, é preciso refletir sobre o que pode estar acontecendo com ela. Uma das possibilidades é que ela tenha algum problema de saúde. Outra possibilidade é que a criança não esteja recebendo os estímulos corretos para ser mais ativa.

Mas se você considera que seu filho é preguiçoso por não ter iniciativa ou por não ser prestativo, cabe repensar sobre os limites e as responsabilidades que estão sendo dadas a ele. Você faz tudo por ele ou o estimula para que aprenda aos poucos a cuidar de si mesmo? 


2- A falta de rotina e o hábito de deixar a criança acordada até tarde pode ser um dos motivos da aparente preguiça e cansaço das crianças?

Sem dúvida alguma! Todos precisamos de rotina, bons hábitos alimentares, horas de sono adequadas, de lazer. Cabe aos pais estabelecer e vigiar, dentro de sua estrutura familiar, as regras e os limites para o bom desenvolvimento dos filhos  em cada faixa etária.

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário
Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário