sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Bem-Estar: Energização

Confiram os segredos orientais de energização

Você não precisa fazer exercícios avançados de ioga para manter a mente alerta e o corpo jovem. Aqui, nós sugerimos técnicas bem simples de energização, que são parte da vida de chineses, hindus e japoneses há milhares de anos

 
 
 
 
Gogó de ouro
 
 
Para os chineses, o mau humor e a irritação constantes fazem com que a energia vital seja gasta de forma errada. O resultado disso? Facilidade de adoecer e probabilidade de envelhecer mais cedo. Pessoas mal-humoradas apresentam desequilíbrio no Hun, a "alma" do fígado, e para reequilibrá-lo precisam desabafar. A melhor forma de fazer isso, segundo eles, é cantar. A teoria foi assimilada rapidamente pelos japoneses, tanto que o karaokê virou uma das grandes diversões desse povo.
 
 
 
    
 
 
 
Respiração sob controle
 
Os orientais acreditam que podemos controlar sentimentos e emoções por meio da respiração abdominal. "Se estamos com raiva e respiramos quatro vezes, oxigenamos o cérebro, que passa a fazer conexões com maior facilidade", explica o dr. Norvan Leite, do Colégio Médico de Acupuntura. "Para saber se está fazendo a respiração abdominal, esvazie completamente o peito e coloque uma mão sobre o abdômen. Agora, inspire pelo nariz estufando a barriga com ar, de modo que ela empurre sua mão. Por fim, solte o ar pelo nariz — e não pela boca — e recomece." 
 
 
 
             
 
 
Bola cheia
 
Para relaxar e massagear os pés e as mãos, os orientais recorrem a duas bolinhas de metal, encontradas em casas de produtos esotéricos, que emitem som quando manipuladas. Segundo o acupunturista Augusto Barreti, é possível estimular órgãos, como pulmões e coração, pressionando as bolinhas orientais (como são conhecidas) na palma das mãos.         
 
 
 
 
 
Cor no prato
 
Já comeu arroz colorido, um prato típico chinês? Ele é um exemplo de como esse povo busca o equilíbrio de todas as formas, inclusive por meio da alimentação. Segundo os chineses, para que a refeição nutra o organismo por completo é preciso que ela misture cinco tons — como acontece com o arroz colorido. Anote os ingredientes: arroz/branco, cenoura/laranja, vagem/verde, ovo/amarelo, gergelim/preto.        

Nenhum comentário:

Postar um comentário