terça-feira, 20 de agosto de 2013

Dica da Psicopedagoga - Horários combinados com os pequenos

O estabelecimento de horários combinados para as atividades pode ser determinante para o funcionamento da rotina. Assim, as próprias crianças sabem de seus deveres previamente combinados e podem cumpri-los.
 
 

 A rotina do estudante, contudo, não precisa ser imposta pelos pais. Pode - e deve - ser determinada conjuntamente. Perguntar para o jovem como é o seu dia desde que levanta e mostrar algumas opções de organização é interessante e mostra aos pais a visão que os filhos têm do próprio dia a dia.
 
 
 A pedagoga  aconselha que os pais comecem a negociação de uma rotina ponderando junto aos filhos o que deve vir primeiro no horário diário: os estudos ou o lazer. Dependendo da resposta e das preferências de cada um é possível adequar o horário de estudos. O cuidado com o cotidiano deixa as crianças mais seguras e confiantes.

É possível até transformar esse momento de organização em algo agradável. Uma sugestão simples é fazer um quadro com a rotina, colorido, personalizado... Depois de realizado, ele pode ser colocado num lugar visível, na agenda, na geladeira, na porta do guarda-roupa, enfim....

Nenhum comentário:

Postar um comentário