quinta-feira, 15 de agosto de 2013

Testando a percepção motora e temporal da criança

Atividade para compreensão perceptiva motora e temporal
Para esta atividade será solicitado que a(s) criança(s) caminhem como fazem normalmente. Em seguida as crianças deverão caminhar ao som do pandeiro, diferenciando e seguindo o ritmo das batidas: batida rápida, caminhar rápido - batida lenta, caminhar lento.
 
 

 Após, será solicitado que prestem atenção e sigam a mais um ritmo de batida (intermediário). Assim deverão identificar e diferenciar os ritmos, rápido, normal e lento. Aos poucos a atividade irá tornando-se mais complexa, sendo introduzidas algumas variações, como: ao sinal do professor os alunos deverão dar um pulo, a outro sinal, mudar de direção, erguer as mãos quando o professor erguer uma mão ou então parar quando o professor apitar, etc.
 
 

 As variações serão feitas de acordo com o desempenho e necessidade da(s) criança(s).
 
 
 
Atividade de ordenação temporal

 Esta atividade será voltada a forma social de organização do tempo:
  • Antes- depois
  • Dia-noite
  • Hoje, amanhã, ontem
  • Dias da semana
 
 
Pode ser feita de maneira simples e será dividida em etapas.
 
  • Antes e depois - será solicitado à criança que levante da cadeira, vá até a lousa e depois até a porta.
    Em seguida será perguntado: o que você fez antes de ir à lousa? O que você fez depois de ir à lousa? O que estava fazendo antes de ir à lousa?
    Em seguida serão entregues figuras onde possam ser identificadas situações de antes e depois (jogo de sequência lógica), ou seja, a figura de alguém colocando ingredientes em uma bacia, mexendo a massa e tirando o bolo do forno. Então será perguntado: o que a pessoa do desenho fez antes de mexer a massa? O que fez depois de mexer a massa? O que fez antes de pegar o bolo do forno?
 
  • Dia e noite – utilizaremos a experiência da criança; ela deverá descrever como é o dia e como é à noite; o que vemos de dia, o que vemos de noite; o que fazemos de dia o que fazemos de noite.
 
  • Hoje, amanhã e ontem – Será também trabalhado com as experiências da criança; o que você comeu no café da manhã ontem? O que comeu hoje? O que você quer comer amanhã? Descreva a roupa que está usando hoje e a que gostaria de usar amanhã.
 
  • Dias da semana – Os dias da semana podem ser trabalhados diferenciando os dias que vão à escola e os que não vão, o dia que tem aula de Inglês, Educação Física e outros.
    Após, pode-se explicar o conceito do mês, ou seja, quatro semanas corresponde a um mês e após o conceito de ano. É importante lembrar que o trabalho com dias, mês e ano, não podem ser feitos em uma sessão.

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