sexta-feira, 30 de agosto de 2013

Vida Saudável - No seu café da manhã não pode faltar .... cereais integrais!

Ótimas fontes de carboidratos complexos, vitaminas e minerais, os cereais integrais trazem mais benefícios em relação à sua versão não-integral em função da quantidade de fibras, que melhoram o funcionamento do intestino e aumentam a sensação de saciedade.
 
 
Estudo recente mostrou que comer cereais integrais sete vezes por semana, principalmente no café da manhã, reduz os riscos de ataques cardíacos. Segundo esses dados, quem come cereais todos os dias têm uma chance 28% menor de ter um ataque cardíaco do que aqueles que nunca comem.      
 
 
Alimentar-se com cereais integrais beneficia significantemente a saúde, auxilia no combate da prisão de ventre e diminui a incidência de doenças como diabetes (por regular os níveis de insulina) e câncer.
 
 
Contribui para o controle de peso, pois quem come cereais se sente mais saciado, controla o colesterol, beneficiando o sistema circulatório; mantém a saúde do coração, dos ossos, do sistema nervoso e imunológico e do corpo em geral. Todos esses benefícios devem estar aliados a uma dieta de baixo teor de gordura e a um estilo de vida saudável, com a prática de atividade física, eliminação do tabagismo, estresse e ansiedade.
 
 
 
Para manter a alimentação rica em cereais integrais confira algumas dicas:
 
- ingira pão integral ao invés de pão branco;

- prefira as massas integrais;

- experimente os produtos integrais e, caso não goste, inicie ingerindo pequenas quantidades até se acostumar;

- desenvolva receitas acrescentando aos poucos os cereais integrais em seu cardápio;

- no café da manhã, alimente-se de aveia, pães integrais, biscoitos e bolos feitos à base de farinhas integrais;

- nos lanches, alimente-se de barra de cereais, granola e biscoitos integrais;

- nas refeições, como almoço e jantar, arroz integral, grãos de trigo, massas e tortas feitas de cereais integrais são uma boa recomendação.


 
Assim, o hábito de pelo menos três porções diárias com cereais integrais é inserido no cotidiano, beneficiando a saúde.       

Nenhum comentário:

Postar um comentário