quarta-feira, 5 de novembro de 2014

Crianças também sofrem de ansiedade!

Crianças podem ser ansiosas tanto por característica de sua personalidade como por consequência de eventos fortes em suas vidas como frustrações e sustos. Confira a entrevista cedida pela  psicóloga Marisa de Abreu  para Revista Máxima.

 
 
Os sintomas da ansiedade podem ser choro sem explicação, acordar no meio da noite com sobressalto, reações abruptas a pequenas coisas, mudanças nos hábitos alimentares,  "manhas",  apego exagerado com um dos pais, medos sem sentido, etc.
 
 
Sinais de que a criança precisa de ajuda com a ansiedade
 
Estas são as chamadas “ansiedades boas”, esperar ansiosamente pela festa a prepara a criança para lidar com as situações da festa. Não é necessário intervenção para estes casos. Mas para crianças que apresentam os sintomas mencionados na pergunta acima é necessário conversar com a criança, oferecer acolhimento e caso os pais não consigam ajuda-la procurar um psicólogo.
 
 
O que causa essa inquietação
 
A vontade de ser  aceito, de fazer as coisas bem feitas, de não errar, de perder a festa, de não dar tempo para brincar, etc, tudo isso causa inquietação - que em níveis mais elevados passa ser chamado de preocupação, medo ou pânico, conforme a intensidade.
 
 
Como ajudar a criança
 
Identificando qual é a cognição , ou seja o que ela pensa que a deixa ansiosa, qual seu medo, e mostrar que há caminhos que podem ser trilhados passo a passo e que não há problema algum em errar pois a vida é feita de aprendizados. Caso os pais não consigam sozinhos um psicólogo infantil pode ajudar.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!

Nenhum comentário:

Postar um comentário