quinta-feira, 6 de novembro de 2014

Jogos e atividades para o desenvolvimento cognitivo de crianças

O desenvolvimento cognitivo é crucial durante o primeiro ano de vida. As habilidades e padrões que eles aprendem durante este período podem afetá-los pelo resto da vida.
 
 
Porém os pais não devem sentir-se pressionados enquanto ajudam seus filhos a se desenvolver. Os bebês aprendem melhor por meio de brincadeiras. Toda brincadeira ajuda os bebês a aprender sobre o mundo, mas atividades estruturadas podem ser estratégicas para o desenvolvimento de sua criança.
 
 
Mostre e fale
 
Bebês menores de seis meses não devem ser superestimulados com jogos e atividades. A maior parte de seu tempo será aproveitada olhando o mundo e descobrindo pelos seus cinco sentidos. A visão é uma das formas mais importantes de os bebês se desenvolverem cognitivamente. Mostre diferentes brinquedos simples ao seu bebê e fale sobre a aparência do brinquedo. Muitos brinquedos para bebês vêm em cores vibrantes, mas bebês pequenos não conseguem processar cores. Procure brinquedos pretos, brancos e vermelhos. Livros são outra forma de bebês aprenderem pela visão, embora eles não entenderão as histórias nessa idade.
 
 
Sons e música
 
O som é outra forma de os bebês aprenderem e aumentarem suas habilidades cognitivas ao reconhecerem diferentes padrões. Isso os ajudará a aprender a falar. Usar entonações na voz fascina e estimula os bebês. Varie sua voz usando tons altos e baixos. Isso pode parecer bobo, mas seu bebê vai gostar dessas diferenças e, quando tiver idade suficiente, pode até tentar imitar você. Cante para seu bebê quando trocar suas fraldas, no carro ou quando ele estiver irritado.
 
 
Ensine controle
 
Crianças adoram quando aprendem que podem controlar algo e tentam repetir a tarefa várias vezes. Amarre uma ponta de linha ao pulso do seu bebê e a outra ponta a um móbile (fique vigiando o tempo inteiro para garantir que seu bebê não vai se enrolar). Mova a mão do bebê para fazer o móbile se mexer. Ou mostre ao seu bebê um interruptor ou controle remoto da sua TV e deixe-o apertar o botão para ver o que acontece.
 
 
Jogos de aninhar
 
Bebês gostam de empilhar e colocar objetos dentro de objetos maiores. Isso é chamado "aninhamento" e acontece naturalmente por volta de um ano de idade, quando aprendem sobre tamanho e espaço. Há muitos brinquedos que você pode comprar para atividades de aninhamento, mas você pode fazer seus próprios brinquedos com potes, copos, recipientes reutilizáveis e itens domésticos.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Bonnie Wood                 

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário