terça-feira, 4 de novembro de 2014

Jogos para atrasos de desenvolvimento em crianças

Há diversas atividades que podem ser realizadas para ajudar as crianças  a se relacionar e a trabalhar para superar os atrasos no desenvolvimento. Vamos conhecer algumas delas?
 
 
Trabalhar em torno do desenvolvimento tardio em crianças pode ser frustrante para os educadores e estudantes. Os alunos com retardamento na atividade escolar muitas vezes se sentem confusos, frustrados e impotentes.
 
 
Jogos de linguagem
 
Os jogos que testam e retestam as competências linguísticas dos alunos são os melhores, especialmente se o aluno tiver dificuldade com comunicação. O atraso na fala é uma das deficiências mais comuns do desenvolvimento em crianças, por isso melhorar as habilidades específicas é importante. Pratique jogos que aumentem a capacidade da criança de se comunicar. Por exemplo, converse com ela e fale sobre o que fez no fim de semana. Faça perguntas simples de como, onde e por que, e ajude-a a formular respostas.
 
 
Jogos de construção de habilidade
 
As crianças com atraso de desenvolvimento muitas vezes apresentam problemas com habilidades básicas como seguir instruções ou manter o foco. Se este for o caso, pratique jogos que aumentem essas habilidades específicas. Caça ao tesouro é perfeito para esse tipo de situação, pois oferece um prêmio para seguir instruções, o que as ajuda a manter o foco. Se elas tiverem alguma coisa em que trabalhar, muito provavelmente continuarão se esforçando para atingir esse objetivo. Faça o primeiro caça ao tesouro fácil para que a criança seja capaz de entender o conceito de recompensa. Então, lentamente torne-os cada vez mais desafiadores.
 
 
Jogos motores
 
Outro atraso de desenvolvimento comum em crianças é o das habilidades motoras. As crianças com baixo tônus muscular têm dificuldade para andar, mover-se, correr, pular ou fazer qualquer outra atividade que a maioria delas fazem regularmente. Para esse tipo de atraso, jogue um simples jogo de pegar. Diga a ela para segurar a bola por três segundos antes de jogá-la de volta para você. Isso vai ajudá-la a apontar e se concentrar o que aumentará a sua capacidade de controlar seus sentidos motores. Outra atividade boa para esse tipo de atraso é um labirinto de caneta e papel. Isso ajuda as crianças a tentar ficar nas linhas de um labirinto ao usar a sua mente para atravessa-lo.
 
 
Atrasos sensoriais
 
O atraso menos comum, mas ainda debilitante é o dos sentidos. Este tipo de atraso faz com que as crianças se tornem mais ou menos sensíveis a certas coisas. Às vezes, ela exibirá um senso de audição hiperativa e por vezes, ela não será capaz de ouvir bem. Isso também é comum com luzes brilhantes ou cores. Esse atraso no desenvolvimento é muitas vezes diagnosticado como cegueira parcial ou surdez, mas na verdade pode ser sanado por meio de jogos de corrida. A criança correrá em um ritmo lento e, em seguida, um ritmo acelerado que irá ajudá-la a experimentar sensações de sensibilidade, toque e som de forma controlada.
 
 
Este conteúdo foi útil para você? Então, compartilhe!
Crédito: Jonathon Swift       

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário