quinta-feira, 13 de novembro de 2014

Como criar hábitos e rotinas nas crianças

Por que as rotinas são tão importantes durante a infância? Que tal conhecermos o que são os hábitos na infância, para que servem e qual a melhor forma de organizar o dia do seu bebê ou sua criança? É importante que a criança se situe. 
 
 
Os pais pensam que os bebês não entendem sobre o tempo, que eles não sabem em que momento do dia estão vivendo, nem em que hora é. Mas, isso está longe da realidade. As crianças dividem o dia em diferentes partes. A única coisa que não sabem é a hora exata. 
 
 
Eles se guiam pelas atividades que realizam cotidianamente, assim como pela luz do sol, como acontece com a gente. É o início das rotinas. É bom seguirmos uma ordem no horário do bebê. Isso ajudará a criança a se organizar e adquirir hábitos que a ajudará para o resto da sua vida. 
 
 
Desde o nascimento do bebê já podemos começar a marcar os tempos e as atividades básicas. Ainda que devemos ser mais flexíveis com elas. As rotinas não somente ajudam o bebê, mas ajudam a nós mesmos a nos organizarmos.


A partir dos três meses, as crianças começam a notar as diferentes atividades que fazem durante o dia. Com efeito, se algum dia não fazem algo que estão acostumadas a fazer, logo perceberão, ainda que a gente não se dê conta. A primeira rotina que elas aprenderão é a comer. Elas mesmas irão marcando.


Quais são as rotinas que devemos trabalhar com as crianças? 
 
 
Existem certas atividades diárias que serão as básicas para marcar os tempos e as rotinas que o bebê terá: 
 
1. A comida. É uma das necessidades básicas do bebê, e algo que faz todos os dias várias vezes. Acaba sendo uma boa atividade para que a criança tenha referências com o tempo. No início, o bebê comerá quando quiser. E será estranho pra gente notar que ele o faz mais ou menos à mesma hora, ainda que, em algumas ocasiões ele pulará os horários. Nesse aspecto a gente deve ter flexibilidade. À medida que vai crescendo tentaremos fazê-lo sempre na mesma hora. Quando o bebê começa com a colher, a coisa será diferente e aguentará mais tempo sem comer. 
 
 
 
2. O banho. A hora do banho, em geral, é um momento de relax para a criança. O ideal é antes de ir dormir, já que ajuda a criança a conciliar o sono. Além disso, ele marcará o tempo, sabendo que depois do banho, irá dormir. 
 
 
 
3. A sesta. Os bebês e as crianças dormem mais que os adultos. Necessitam de mais tempo para poder ter o cérebro em condições para o aprendizado tão intenso que têm durante todo o dia. Os especialistas dizem que as crianças que dormem mais, demonstram uma atividade cerebral superior do que as que dormem menos. Para marcar esses horários não há nenhuma norma geral. A gente deve observar nossos bebês e nossas crianças e nos adaptarmos à sua personalidade. O normal, é que depois de comer, tenham mais sono. Quando estiver dormindo, não devemos despertá-los, ainda que algum dia demore muito tempo. Se não acorda é porque está satisfeito e necessitando. 
 
 
 
4. A higiene. A infância é o momento ideal para que as crianças adquiram uma série de hábitos que serão muito importantes para elas para o resto da sua vida. Quanto mais demoramos de incutir rotinas nas crianças, mais difícil será quando estiver maior. Por isso a importância de começar a trabalhar com as crianças o quanto antes. Um dos casos claros é a higiene. Um exemplo simples é quando começam a sair os dentinhos do bebê, lavar os dentes todos os dias na mesma hora. Será difícil ela deixar esse hábito. O mesmo acontece com todos os outros aspectos. 
 
 
Este conteúdo foi útil pata você? Compartilhe!
Crédito: Celia GarabayaTécnico Superior em Educação Infantil
Diretora pedagógica em British Bubbles

Nenhum comentário:

Postar um comentário