sábado, 22 de agosto de 2015

Gagueira, Orientações para Professores



O fenômeno da gagueira inicia-se a partir da disfluência normal que ocorre em todas as crianças por volta dos três anos de idade. A grande maioria das crianças passa tranquilamente por esta fase. Mas em alguns casos, esta pode se transformar em gagueira .

A gagueira infantil é mais comum do que se imagina e o professor é peça fundamental na detecção precoce e apoio para a realização de um tratamento efetivo.

Não existem regras rígidas na orientação do professor, depende muito da criança e de suas reações. Muitas vezes a pressão e a tensão para a criança se comunicar é tanta que ela pode desde se recusar a falar até não participar das atividades da classe e até mesmo não interagir com seus colegas. Para evitar que isso ocorra, sugerimos algumas dicas básicas para ajudar a criança:
 
1- Não rotule a criança e nem a trate diferente das outras;

2- Não peça para a criança não ter medo de falar ou ficar calma e respirar antes de falar;

3- Quando a criança falar olhe diretamente para seu rosto toda a sua atenção deve estar voltada para ela;

 
4- Observe se a criança consegue se comunicar e transmitir a mensagem;

 
5- Observe se os colegas ridicularizam a criança que gagueja;

 
6- Observe a leitura em voz alta, algumas crianças leem bem, mas outras simplesmente detestam estes momentos;

 
7- Quando a leitura é inevitável, chame primeiro a criança disfluente – quanto mais rápido, menos tempo a criança terá para sofrer com o momento da leitura;

 
8- Melhore a autoestima da criança, elogie-a sempre que possível;

 
9- Valorize os momentos de fala da criança, incentive-a a falar e a participar das atividades de classe.

 
Ao primeiro sinal de disfluência, oriente a família para procurar um Fonoaudiólogo .
Lembre-se: quando mais precoce a detecção e o diagnóstico da gagueira, melhor seu prognóstico.

Este conteúdo foi útil para você? 
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário