Jogos na Alfabetização - Troca Letras
Objetivos
didáticos deste jogo:
- conhecer as
letras do alfabeto e seus nomes;
- compreender que
as sílabas são formadas por unidades menores;
- compreender que,
a cada fonema, corresponde uma letra ou um conjunto de letras (dígrafos);
- compreender que,
se trocarmos uma letra, transformamos uma palavra em outra palavra;
- compreender que
a ordem em que os fonemas são pronunciados corresponde à ordem em que as letras
são registradas no papel, obedecendo, geralmente, ao sentido
esquerda-direita;
- comparar
palavras, identificando semelhanças e diferenças sonoras entre elas;
- estabelecer
correspondência grafo fônica.
Dicas ao
professor:
Comparar palavras
é um tipo de atividade muito importante no processo de alfabetização. Quando os
alunos analisam duas ou mais palavras, buscando semelhanças e / ou diferenças,
eles consolidam correspondências entre as unidades sonoras (fonemas) e unidades
gráficas (letras). No caso deste jogo, além de comparar, os alunos fazem um
esforço para identificar o único som (fonema) diferente entre as palavras. Para
isso, eles precisam segmentar a palavra em pedaços e focar a atenção no interior
das sílabas, ou seja, além de perceber que as palavras são constituídas de
unidades silábicas, são levados a refletir sobre as menores unidades sonoras (os
fonemas) e suas relações com as menores unidades gráficas (as letras).
Tal reflexão demanda
um nível de conhecimento sobre o sistema alfabético mais elaborado em relação a
outros tipos de atividades, quando os alunos precisam apenas segmentar e contar
sílabas ou comparar palavras apenas quanto às semelhanças sonoras.
Jogos na Alfabetização - Mais Uma
Objetivos didáticos deste jogo:
- compreender que as sílabas são formadas por
unidades menores e que, a cada fonema, corresponde uma letra ou conjunto de
letras (dígrafos);
- compreender que as sílabas variam quanto ao
número de letras;
- compreender que, se acrescentarmos uma letra
em uma palavra, esta é transformada em outra palavra;
- compreender que a ordem em que os fonemas são
pronunciados corresponde à ordem em que as letras são registradas no papel,
obedecendo, geralmente, ao sentido esquerda - direita;
- comparar palavras, identificando semelhanças
e diferenças sonoras entre elas;
- conhecer as letras do alfabeto e seus
nomes;
Dicas ao professor:
Comparar palavras é um tipo de atividade muito
importante no processo de alfabetização. Quando os alunos analisam duas ou mais
palavras, buscando semelhanças e/ou diferenças, eles consolidam correspondências
entre unidades sonoras (fonemas) e unidades gráficas (letras). No caso deste
jogo, ao comparar palavras, os alunos fazem um esforço para identificar a letra
que está faltando.
Para isso, eles precisam segmentar a palavra em pedaços e
focar a atenção no interior das sílabas, ou seja, além de perceber que as
palavras são constituídas de unidades silábicas, são levados a refletir sobre as
menores unidades sonoras (os fonemas) e suas relações comas menores unidades
gráficas (as letras). Isso demanda um nível de conhecimento sobre o sistema
alfabético mais elaborado em relação a outros tipos de atividades, quando os
alunos precisam apenas segmentar e contar sílabas ou comparar palavras apenas
quanto às semelhanças sonoras.
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Fonte: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE
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