Perceptivos:
- Deficiência na percepção e na memória visual auditiva
- Deficiência a nível espaço temporal (correta orientação das letras), discriminação de grafemas com traços semelhantes e adequado acompanhamento da sequencia e ritmo da cadeia falada.
Linguístico:
- Problemas de linguagem – dificuldades na articulação
- Deficiente conhecimento e utilização do vocabulário
Afetivo-emocional:
- Baixo nível de motivação
Pedagógicas:
- Método de ensino não adequado, (utiliza frequentemente o ditado, não se ajusta à necessidades diferenciais e individuais dos alunos, não respeitando o ritmo de aprendizagem do sujeito).
O que você pode fazer?
Encorajar as tentativas de escrita da criança, mostrar interesse pelos trabalhos escritos e elogiá-la.
Incitar a criança a elaborar os seus próprios postais e convites, a escrever o seu diário no final do dia como rotina.
Chamar a atenção da criança para as situações diárias em que é necessária a utilização da escrita. Incite a criança a ajudá-la na elaboração de uma carta.
Não valorize demasiado os erros ortográficos da criança uma vez que estes já são motivo de repreensão e frustração demasiadas vezes.
Não corrija simplesmente os seus erros mas tente antes procurar a solução com a criança (ex.: "qual a outra letra que podemos usar para fazer esse som?").
Recorra a livros de atividades que existem no mercado que permitem à criança trabalhar os vários casos de ortografia.
Não sobrecarregue, contudo, a criança com trabalhos e fichas que a cansem demasiado e a levem a ver as atividades acadêmicas como desagradáveis.
Também é preciso brincar!
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