A palavra Dislexia é
derivada do grego:
“LEXIA” (linguagem)
Dislexia é um
distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, escrita e soletração. Sua causa
envolve fatores genéticos e neurológicos. Não está associada
à baixa inteligência, não é um problema comportamental, psicológico ou social e
não é uma doença.
O diagnóstico e
tratamento são realizados por uma equipe multidisciplinar e nela está inserido
o fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado a trabalhar a dificuldade
de associação dos sons da fala, os fonemas, às letras correspondentes
PRINCIPAIS SINAIS
Na Educação Infantil
ü Falar tardiamente
üDificuldade para pronunciar alguns
fonemas
üDemorar a incorporar palavras
novas ao seu vocabulário
ü Dificuldade para rimas
ü Dificuldade para aprender cores,
formas, números e escrita do nome
ü Dificuldade para seguir ordens e
seguir rotinas
ü Dificuldade na habilidade motora
fina
ü Dificuldade de contar ou recontar
uma história na sequência certa
üDificuldade para lembrar nomes e
símbolo
Na
alfabetização
ü Dificuldade em aprender o alfabeto
üDificuldade no planejamento motor
de letras e números
üDificuldade para separar e
sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
üDificuldade com rimas (habilidades
auditivas)
üDificuldade em discriminar fonemas
homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
ü Dificuldade em sequência e memória
de palavras
üDificuldade para aprender a ler,
escrever e soletrar
üDificuldade em orientação temporal
(ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
üDificuldade em orientação espacial
(direita – esquerda, embaixo, em cima...)
ü Dificuldade na execução da letra
cursiva
ü Dificuldade na preensão do lápis
ü Dificuldade de copiar do
quadro
Do 2º ao 9º ano do
Ensino Fundamental
ü Nível de leitura abaixo do
esperado para sua série
üDificuldade na sequenciação de
letras em palavras
ü Dificuldade em soletração de
palavras
ü Não gostar de ler em voz alta
diante da turma
üDificuldade com enunciados de
problemas matemáticos
üDificuldade na expressão através
da escrita
üDificuldade na elaboração de
textos escritos
ü Dificuldade na organização da
escrita
ü Podem ter dificuldade na
compreensão de textos
üPodem ter dificuldade em aprender
outros idiomas
üDificuldade na compreensão de
piadas, provérbios e gírias
üPresença de omissões, trocas e
aglutinações de grafemas
üDificuldade de planejar e
organizar (tempo) tarefas
üDificuldade em conseguir terminar
as tarefas dentro do tempo
üDificuldade na compreensão da
linguagem não verbal
ü Dificuldade em memorizar a tabuada
ü Dificuldade com figuras
geométricas
ü Dificuldade com mapas
Ensino Médio
ü Leitura vagarosa e com muitos
erros
üPermanência da dificuldade em
soletrar palavras mais complexas
ü Dificuldade em planejar e fazer
redações
ü Dificuldade para reproduzir
histórias
ü Dificuldade nas habilidades de
memória
üDificuldade de entender conceitos
abstratos
üDificuldade de prestar atenção em
detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
ü Vocabulário empobrecido
üCriação de subterfúgios para
esconder sua dificuldade
Fontes:
http://www.andislexia.org.br/
http://www.fonosp.org.br/noticias/sala-de-imprensa/releases/fonoaudiologo-e-fundamental-no-tratamento-do-dislexico/
http://fonoaudiologiaemusica.blogspot.com.br/2013/08/dislexia-o-que-e-e-principais-sinais.html
Nenhum comentário:
Postar um comentário