quinta-feira, 27 de agosto de 2015

Desvio Fonético e Fonológico - Atividades de Reabilitação

As atividades propostas se destinam a prevenir e corrigir os defeitos de articulação. Para realizar estas atividades requerem o uso de qualquer terapia de fala como se segue:
- Mirror
- Stick plano ou espátula
- Cassete jogador gravador de
- Escova de dentes
- Bolas de circuito e puff

Os exercícios preventivos

-> Exercícios respiratórios
 
- Num frasco cheio de água que entra um tubo com um bocal para produzir as bolhas.
- Blow na máquina e bolhas.
- Faça bolhas pequenas e grandes.
- Emitir alto e progressivamente mais forte
- Coloque a sua mão na frente para não perceber o ar que sai da boca.
- Para introduzir ar através do nariz.
- Introduzir ar através de um dos furos nasales.
- Alternativas Inspirações para as duas narinas.
- Desligue velas.
  
         
-> Exercício lingual
 
Para realizar estes exercícios, os alunos irão se sentar na frente de um espelho para observar os movimentos do oral-facial. A reeducação deve ser colocado próximo a ele e, também, ao lado do espelho para imitar os movimentos que você faz. 
- Retire a língua quanto possível e, em seguida, insira-o novamente na boca.
- Retire a língua tão pouco quanto possível, mas sem abrir a boca, de modo que apenas espreitar a ponta dele entre os lábios e depois removê-lo e repetir o exercício.
- Retire a língua e mantê-lo na horizontal, subir e descer.
- Mova a ponta da língua de um canto para outro lingual. Comece devagar e aumente gradualmente. Aplicar os conceitos de esquerda-direita.
- Realizar movimentos de rotação da língua na medida do possível.
- Realizar movimentos rápidos dentro e fora da linguagem.
- Realiza movimentos verticais da língua dentro da boca.
- Com a boca aberta, mova a ponta da língua sobre os dentes superiores, então, descrevendo um arco crescente.
- Passar a ponta da língua no meio do palato. Malabarismo e fraquezas com o paladar.
- Dobre a língua para trás e para cima.
- Arraste a ponta da língua de dentro da boca para o exterior.
-> Exercício labial
 
- Com a boca fechada lábios apertar e soltar.
- Separa-se os lábios ligeiramente mas com a velocidade de execução.
- Sorriso sem abrir a boca e, em seguida, rindo. Repita na ordem inversa.
- Mordendo o lábio inferior com os dentes superiores de uma forma suave.
- Para segurar objetos leves com os lábios apertar e desapertá-los.
- Executar o movimento rápido de união e separação dos lábios pronunciar o som "p" com vogais diferentes: pa, pe, pi ... 
     
-> Discriminação exercícios auditivos 
- Para estabelecer distinções entre diferentes durações do mesmo som da vogal. 
- Ouvir um som e localize seu espaço de origem (esquerda, direita, para trás) 
- Distinguir entre graves e agudos. 
- Beep frente do filho / a e depois voltar para reconhecê-lo. 
- Jogue estruturas rítmicas batendo palmas ou batendo com a caneta. 
- Articular fonemas em algumas expressões faciais perceptíveis e enfatizando para a criança / a imitar. 
- Sílabas direta e inversa Fale repetir. 
- Propor palavras para o dividido em sílabas e então processado. 
- Fale um fonema e perguntar onde está situado o fonema em uma determinada palavra. 


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