- Evitar o
uso de canetas vermelhas na correção dos cadernos e provas;
- Dizer para a criança que, com paciência, perseverança, exercício e apoio, ela será capaz de melhorar seu desempenho;
- Usar material multissensorial para estimular seus sentidos, especialmente o tato e a audição. Por exemplo:
- Escrever sobre uma folha plástica grande, com mostarda, creme de barbear, gel para cabelo;
- Com o dedo: escrever com tinta a dedo e / ou com anilina diluída em mingau de água com maisena sem açúcar, com um pouco de sal para durar mais tempo na geladeira (você pode separar o mingau em três ou mais potinhos para fazer cores variadas);
- Construir palavras com letras, blocos ou peças de madeira;
- Projetor e sistema de som. (Atenção às crianças com Transtorno de Déficit de Atenção / Hiperatividade - TDAH. Alguns destes estímulos podem se excitantes demais.)
- Trabalhar os grafemas em papel quadriculado grande, com letras que ocupem toda a folha e ir diminuindo o tamanho aos poucos, à medida que a criança adquire autonomia na escrita do estágio trabalhado. Isso pode ser feito com um modelo ao lado da folha para que ela o imite, ou pontilhar a letra na própria folha da criança para que ela a cubra;
- Estimular a memória visual da criança por meio de quadros com letras do alfabeto, números, famílias silábicas;
- O professor deve certificar-se de que compreende o que a criança precisa e ajustar o material ao estilo de aprendizagem dela;
- Usar exercícios de trava-língua, promovendo a consciência fonológica da criança com dificuldade em leitura, escrita e ortografia. Veja os exemplos.
- Brincadeiras, jogos ou movimentos corporais com parlendas, que são conjuntos de palavras com arrumação rítmica em forma de verso, que podem rimar ou não. A parlenda melhora a memorização. Veja os exemplos.
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