Jogos na Alfabetização - Palavra dentro da Palavra
Objetivos
didáticos deste jogo:
- compreender que
as palavras são compostas por unidades sonoras menores;
- perceber que
palavras diferentes possuem partes sonoras iguais;
- compreender que
uma sequência de sons que constitui uma palavra pode estar contida em outras
palavras.
-segmentar
palavras, identificando partes que constituem outras palavras.
Dicas ao professor:
O jogo “Palavra dentro de palavra” oportuniza
aos alunos analisar as partes que compõem as palavras. Para tal, os estudantes
decompõem cada palavra. As atividades de composição e decomposição possibilitam
a análise e síntese das palavras, favorecendo a reflexão acerca de que as
palavras são formadas por segmentos menores (sílabas e fonemas ) e que tais
segmentos são utilizados para a produção de novas palavras, oportunizando a
reflexão sobre as correspondências entre o oral e o escrito.
Jogos na Alfabetização - Bingo da Letra Inicial
Objetivos
didáticos deste jogo:
- conhecer o nome
das letras do alfabeto;
- compreender que
as silabas são formadas por unidades menores;
- compreender que,
via de regra, a cada fonema, corresponde uma letra ou um conjunto de letras
(dígrafos);
- identificar o
fonema inicial das palavras;
- estabelecer
correspondência grafo fônica (letra inicial e fonema inicial);
- comparar
palavras que possuem unidades sonoras semelhantes;
- perceber que
palavras que possuem uma mesma sequência de sons tendem a ser escritas com a
mesma sequência de letras.
Dicas ao
professor:
Quando os alunos
passam a perceber que usamos letras na escrita das palavras e que existem letras
específicas que fazem correspondências com fonemas específicos, eles começam a
tentar estabelecer as correspondências grafo fônicas corretas. Nesta fase, as
crianças precisam participar de variadas atividades que explorem essas relações
e gerem conflitos. O “Bingo Letra Inicial”, diferente de outros bingos que só
exploram o reconhecimento das letras, oportuniza, também, refletir sobre o sons
aos quais as letras correspondem, pois os alunos terão de escolher qual letra
vai ser usada para completar palavras que apresentam uma mesma sequência de sons
e que se diferenciam apenas no fonema inicial. Essa é uma forma divertida de
trabalhar palavras lacunadas sem cansar os alunos.
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Fonte: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE
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