domingo, 5 de abril de 2015

Qual a importância de se comunicar com seu filho?

Resultado de imagem para Qual a importância de se comunicar com seu filho?O que muitos pais se perguntam é como respeitar o desenvolvimento de cada criança, sem atropelar as etapas naturais pelas quais ela deve passar e, ao mesmo tempo, incentivá-la a começar a se expressar por meio de palavras. Como reconhecer que chegou a hora?


Está tudo interligado e o caminho é bastante natural, basta observar com atenção a maneira que a criança está expressando e ajustar a forma de comunicação de cada período para aquilo que ela pode dar em troca.


Pensando nas etapas em um trajeto gradual, aí vão algumas dicas:


- É importante seu bebê sentir a sua presença desde o início, por isso faça carinho em sua barriga e converse com ele.  Esse pequeno gesto estabelecera a primeira forma de comunicação entre vocês. Incentive o pai a fazer o mesmo, avise-o quando o bebê está mexendo, pois esse contato.


- Fale com ele sempre, ao pegá-lo no colo, ao trocá-lo, ao alimentá-lo e ao levá-lo para passear. Sua voz fará parte do mundo que está se formando diante dele. 


- Quando chegar o momento, incentive seu filho a falar. Estimule-o a dizer o nome do objeto que ele pede, antes de entregá-lo e comemore cada nova palavra dita. 


- Perceba palavras se transformando em frases e frases de transformando em diálogo. Aproveite cada diálogo iniciado. Dispenda seu tempo para isso. Este é um momento muito precioso! Não se esqueça que cada criança adquire a linguagem num ritmo próprio, mas você pode estimular seu filho a desenvolver sua linguagem e tornar a comunicação entre vocês divertida.

- A partir dos dois anos de idade a criança começa a descobrir o poder da linguagem e ela se torna a chave de muitos mistérios. Por isso, a fase dos "por quês" se inicia e deve ser tratada com muita paciência. 

- Histórias infantis, poemas, canções e imagens costumam abrir novos mundos para as crianças, portanto, seja cuidadoso ao selecionar o material que será apresentado ao seu filho. 

- Se seu filho não for de muita conversa, observe se ele está se comunicando com você por meio de outras linguagens, como desenhos, e mostre que você o compreende. Valorize a conversa em casa. Conte como foi seu dia e estimule-o a dizer como foi o dele. Ouça com atenção tudo o que ele tem a dizer, faça comentários e ajude-o a lidar com questões que o estiverem incomodando. Divirta-se com as histórias que ele tem para contar! 

Este conteúdo foi útil para você? compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para compartilhe
Fonte: Educar para Crescer

Nenhum comentário:

Postar um comentário