sábado, 18 de abril de 2015

Cuidados com a Voz! Invista na Maçã!

Invista na maçã! A fonoaudióloga Thays Vaiano explica que a fruta tem ação adstringente, ou seja, "limpa" a garganta, trazendo alívio e bem-estar.


A maçã ajuda na hora de soltar a voz porque ela funciona como uma "limpadora natural" da boca e da faringe. Ao ser engolida, ela raspa a superfície desses dois órgãos, evitando que a saliva grossa chegue à laringe, o tubo no início do pescoço onde a voz é produzida.

"A maçã retira as secreções que dificultam a vibração das pregas vocais, deixando a saliva mais rala e favorecendo a articulação das palavras", afirma a fonoaudióloga Gisele Gasparini, do Centro de Estudos da Voz, em São Paulo. Outra vantagem é que a maçã é uma fruta bem consistente.

Maçã limpa a garganta

Por causa disso, quem vai degustá-la acaba exercitando todos os músculos responsáveis pela articulação da fala - os lábios, as bochechas, a língua e os músculos interiores da boca. "Ou seja, a mastigação funciona como um aquecimento, que elimina a tensão na região do aparelho fonador, preparando o caminho para uma boa cantoria", diz Gisele. Entretanto, Kelly, a grande dica para não correr o risco de a voz sumir bem na hora do refrão de "Baba, baby" ou "Adoleta" é não abusar. 

O ideal é evitar conversas em ambientes barulhentos e não gritar ou falar alto por muito tempo. Se isso for impossível e a voz pedir socorro, o melhor remédio é o repouso: em geral, uma boa noite de sono costuma ser suficiente para recuperar a potência normal. Se o problema continuar, o jeito é procurar um otorrino ou um fonoaudiólogo, profissionais que ensinam atividades de reeducação para usar a voz de maneira saudável. 

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para compartilhe

Fonte: Site Minha Vida

Nenhum comentário:

Postar um comentário