quarta-feira, 9 de abril de 2014

Dicas para lidar com o comportamento agressivo na escola

Confira as dicas da professora Patrícia Lopes para lidar com o comportamento agressivo das crianças na escola e, assim, melhorar a convivência e a aprendizagem dos alunos.


A família exerce um papel importante na formação da criança, mas o professor também tem função importante quanto a essa. Por isso, a forma com que o professor lida com os conflitos, apresentando, por exemplo, comportamentos agressivos, poderá levar o aluno a repeti-los. A escola por sua vez, sendo um lugar que instrui, não deve tolerar a agressividade excessiva.
 
 
Uma postura positiva que o professor poderá adotar diante da conduta agressiva do aluno é a de se aproximar dele, assim estará oferecendo-o a possibilidade de falar sobre seus sentimentos e até mesmo sobre seus atos. Outra medida que também funciona é o teatro de bonecos, representando conflitos do cotidiano da criança. A relação escola-família é de suma importância. Ao conversar com os pais, o professor pode iniciar destacando primeiramente as qualidades do aluno.


 Algumas dicas para trabalhar o bom convívio do grupo são: Orientar os alunos a informar quanto à ocorrência de qualquer comportamento agressivo; não estimular a criança a revidar atitudes agressivas com atos violentos; Dialogar com as crianças sobre as noções de certo e errado; proporcionar brincadeiras onde há contato físico.
 
 
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 

Por Patrícia Lopes
Equipe Brasil Escola

Nenhum comentário:

Postar um comentário