terça-feira, 15 de abril de 2014

Coral sem Laringe Canta Contra o Cigarro

O Coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia. Vamos conferir?
 
 
Uma ação da JWT para o A.C.Camargo mostra um coral diferente no palco do Auditório do MASP, em São Paulo. Enquanto o público aguardava a apresentação do Coral da USP, o Grupo Sua Voz do A.C.Camargo Cancer Center subiu ao palco. O coral é composto por doze pacientes que, após o diagnóstico de câncer de laringe avançado, retiraram este órgão em uma cirurgia chamada laringectomia.

Acompanhados por fonoaudiólogos da instituição paulista, os pacientes interpretaram duas canções da famosa banda The Beatles - All you need is love e She loves you -, exibindo depois as placas com os dizeres “Escute a voz deste Coral – Não Fume”, emocionando o público presente. O tabagismo é o principal fator de risco para o câncer de laringe, com 7 mil novos casos/ano no Brasil, segundo o INCA.

Os pacientes que compõem o Coral Sua Voz - a maioria acima dos 60 anos – fazem uso de voz esofágica, prótese, laringe eletrônica (vibrador), fala bucal ou articulação de sons. A segunda voz, coube aos fonoaudiólogos. “A combinação das vozes grossas dos pacientes, intercaladas com as vozes dos fonoaudiólogos, fica muito especial", diz Elisabete Carrara de Angelis, que é a coordenadora do Grupo de Apoio ao Paciente Laringectomizado Sua Voz e diretora de Fonaudiologia Oncológica do A.C.Camargo. 
 
 
O Sua Voz não é um programa exclusivo dos pacientes atendidos no A.C.Camargo e sim voltado a todos os submetidos à laringectomia parcial ou completa estando ou não em tratamento em outra instituição. O convite estende-se a familiares e cuidadores desses pacientes.

Mais informações em www.accamargo.org.br/sua-voz/.
 
 
 
 
Gostou desta matéria? Deixe o seu comentário!

Fonte: ABVL (Academia Brasileira de Laringologia e Voz)

Nenhum comentário:

Postar um comentário