quinta-feira, 20 de março de 2014

Jogos de Alfabetização: Baralho Fonológico e Quem Escreve sou Eu

O professor continua sendo um mediador das relações e precisa, intencionalmente, selecionar os recursos didáticos em função dos seus objetivos, avaliar se esses recursos estão sendo suficientes e planejar ações sistemáticas para que os alunos possam aprender de fato. Mrech (2003, p. 128)
 
 
Jogos na Alfabetização - Baralho Fonológico
 
 
 
 
 
 
Jogos na Alfabetização - Quem Escreve sou Eu
 
Objetivos didáticos:
- consolidar as correspondências grafo fônicas, conhecendo as letras e suas correspondências sonoras
- escrever palavras com fluência, mobilizando, com rapidez, o repertório de correspondências grafo fônicas.
 
Dicas ao professor:
Consolidar as correspondências grafo fônicas é uma aprendizagem fundamental para os alunos em processo de alfabetização. Levar os alunos a escrever palavras, compará-las com as cartelas de correção e com a escrita de outros colegas é uma prática que os leva a tentar registrar todos os fonemas, já que esse procedimento é necessário para que se ganhe o jogo. Com isso, os alunos estarão refletindo sobre as unidades sonoras e suas correspondências gráficas, para que seja possível o registro de palavras.
 
Para o professor, recomendamos que proponha outras atividades que possibilitem a sistematização das correspondências grafo fônicas, ou seja, atividades que os levem os alunos a perceber todas as relações entre fonemas e letras. Assim, os alunos podem, por exemplo, ser solicitados a escrever, e duplas ou individualmente, palavras sorteadas, corrigindo-as posteriormente, registrando-as no quadro para apreciação do grande grupo e/ou com a ajuda dessas palavras escritas em cartões e dispostas em quadros de pregas.
 
 
 
 
 
Esta matéria foi útil para você? Deixe o seu comentário!
 
 
 
Fonte: Jogos de Alfabetização - CEEL/UFPE

Nenhum comentário:

Postar um comentário