segunda-feira, 6 de maio de 2013

Atualidade: Ônibus digital - Tecnologia Itinerante

 
 
 
Na noite desta terça-feira (02/04), a cidade ganhou uma importante ferramenta para ajudar na retirada de jovens e crianças das ruas. Copacabana foi o primeiro bairro a receber o projeto “Passaporte da Cidadania”, onde um ônibus itinerante vai oferecer tecnologia e cultura digital para crianças e jovens moradores de rua, principalmente usuários de crack. A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Pastoral do Menor, da Arquidiocese do Rio, com as secretarias municipais de Ciência e Tecnologia e de Desenvolvimento Social.
 
 

A estratégia pedagógica adotada pelo projeto “Passaporte da Cidadania” visa construir vínculos de confiança e o desenvolvimento de habilidades. Para isso, o Ônibus Digital terá uma equipe especializada no atendimento social, atividades de prevenção ao consumo de drogas e encaminhamentos para os mais diferentes tipos de serviço.
 
.
 
 
 

A Secretaria de Ciência e Tecnologia adaptou seu projeto das “Casas Rio Digital” ao “Passaporte da Cidadania” e equipou o ônibus itinerante com 10 laptops, impressora, projetor e telão para acesso à internet, além de oferecer cursos e exibição de vídeos.
 
 
Os cursos terão metodologia pedagógica adaptada à realidade da população de rua. A meta inicial é atender, em um período de dois anos, cerca de 200 pessoas e suas famílias.
 
 
O veículo possui sala multiuso com TV, pufes, bancada, minicozinha, banheiro, sala de recepção com atividades lúdicas e espaço multi-arte com projetor, som e um amplo salão anexo ao ônibus, protegido por lona removível.
 
 
O Ônibus Digital ficará em lugares estratégicos da cidade, que servirão de ponto de referência para crianças e adolescentes em situação de rua. Ele estará na Praça Serzedelo Correia, esquina com a Rua Hilário de Gouveia, até o dia 17, funcionando das 16h às 22h.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário