sexta-feira, 16 de agosto de 2013

Transtornos psicomotores observados em sala de aula

Torpor motriz – imperfeição dos movimentos relacionados ao dia-a-dia. Caracterizam-se por gestos grosseiros, travados, movimentos involuntários ou impossibilidade de relaxar e deixar os músculos em repouso.
 
 


Dispraxia- desorganização do movimento e falta de adaptação dos gestos para a finalidade proposta, ou seja, a incapacidade de executar determinadas sequências gestuais ou a execução com extrema lentidão (vestir-se, abotoar a roupa, amarrar o cadarço dos sapatos, utilizar talher e outros).
 
 


Transtornos de lateralização - compromete a construção do corpo e o esquema da imagem corporal. Nestes casos a criança apresenta dificuldades na velocidade e eficácia dos movimentos.

-Criança ambidestra
-Canhoto contrariado
-Lateralidade cruzada
 
 

Disgrafia- escrita defeituosa que pode ser: problemas na forma e proporção das letras e problemas na organização espacial da letra.
 
 

Instabilidade psicomotora – excessiva necessidade de movimentação, inquietação e instabilidade do corpo (síndrome hipercinética).
 
 


Inibição psicomotora – falta ou inibição de movimento; movimentos comprometidos e limitados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário