Uma criança com o
espectro de autismo deve ter cuidados especiais, mas ela pode e deve brincar.
Afinal de contas, a infância precisa ser valorizada em sua essência. Muitos
pais e responsáveis ficam em dúvida quando o assunto é brincadeiras que
auxiliem a cognição, o bem-estar e a coordenação motora do pequeno.
Brincadeiras que fazem diferença
Algumas práticas
auxiliam muito a criança com autismo. A brincadeira age de uma forma
impressionante, pois ela estimula a interação social, a comunicação e diminui
os comportamentos repetitivos. Além disso, a criança pode desenvolver a
coordenação motora de forma satisfatória.
O ato de brincar é
terapêutico para a criança autista. No entanto, é importante
saber que há determinados brinquedos que devem ser evitados, pois o pequeno
precisa se sentir atraído pelo objeto.
Desenvolvendo a coordenação motora fina
Algumas brincadeiras
que podem auxiliar a criança e sua coordenação motora: Prender
pregadores coloridos em papel; Brincar com
bolinhas; Estimular brincadeiras
com massinhas; Desenhar com
tinta guache, entre outros.
Lembrando sempre que
cada criança é especial e precisa ser respeitada em sua individualidade.
Cada criança, uma demanda
Nem todo brinquedo
deve ser usado pela criança com autismo, considerando a hipersensibilidade tão
comum a ela. Há autistas que têm grande sensibilidade auditiva ou tátil. Um
detalhe importante é que a criança autista também apresenta distúrbios
sensoriais no que se refere a determinadas texturas. Ela também não gosta de
situações que a coloquem apertada (brincadeiras) e pode não gostar de alguns
tons de vozes. Então, é importante conhecer a criança para compreender o seu
gosto.
Lembre-se que cada
criança tem um jeito especial de ser, então a demanda precisa ser para ela de
forma que, ao longo do processo, ela possa começar a interagir com outros
coleguinhas de sala, da vizinhança, etc.
Considerando ainda os
distúrbios sensoriais, é importante ressaltar que brinquedos muito barulhentos
podem amedrontá-la ou deixá-la agitada. É preciso tomar muito cuidado e
escolher brinquedos que a criança goste.
Colorir, tocar um
brinquedo e encaixar peças também são completamente úteis para o
desenvolvimento dacoordenação motora fina.
Brincadeiras que reduzem a ansiedade
Há brincadeiras que
ajudam a reduzir a ansiedade. É muito importante habituar a criança acerca do
objeto, das fases da brincadeira e apresentar a ela maneiras de se acostumar
com o material. A partir disso, você pode induzi-la a outros objetos, tudo de forma
muito paciente para estimular desenvolvimento e habilidades da criança.
Descanso é tudo
O pequeno com autismo
precisa descansar e não deve ficar recebendo estímulos de forma acentuada, pois
isso pode agitá-lo. É importante frisar que apesar do convívio com outros
colegas, a criança precisa também de um momento para brincar sozinha. Isso
também é terapêutico. O certo é introduzir aos poucos as atividades para que o
pequeno descubra, com o auxílio de um mediador, o que ele gosta.
Carinho é tudo
Não se esqueça que a
criança com autismo precisa de atenção, paciência e muito amor para que ela se
desenvolva através de um tratamento devido e com muita compreensão.
Fonte: http://entendendoautismo.com.br/artigos/autismo-desenvolvimento-da-coordenacao-motora-fina/
Fonte: http://entendendoautismo.com.br/artigos/autismo-desenvolvimento-da-coordenacao-motora-fina/
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