O objeto de estudo na Psicomotricidade é o corpo e suas manifestações; o conceito de corpo inclui posturas, gestos (olhar, mímica) e as praxias (movimentos voluntários e aprendidos). Trata ainda da construção do corpo nas dimensões motora, cognitiva e afetiva.
As três dimensões formam uma unidade; durante o processo de desenvolvimento caso ocorra qualquer alteração em uma delas, sua recuperação se dará não só por exercícios dirigidos, mas também oferecendo tempo e espaço para que a criança utilize suas capacidades de elaboração e resolução de dificuldades, recuperando o prazer e o poder do movimento por meio de brincadeiras e ações diferenciadas.
Dimensão motora
Sua construção está submetida a maturação neurológica.
- evolução da tonicidade muscular.
- desenvolvimento das possibilidades de equilíbrio.
- desenvolvimento do controle e dissociação dos movimentos.
- desenvolvimento da eficiência motora (velocidade e precisão).
- definição da lateralidade.
As aquisições acima permitem a existência das coordenações dinâmicas gerais e das manuais.
Dimensão afetiva
O desenvolvimento psicomotor se dá de forma similar na maioria das crianças, porém é marcado em cada um pelo estilo próprio, ou seja, de acordo com as características do meio em que esta criança está inserida e as situações que vivencia.
Utilizamos o termo afetivo não como algo relacionado ao aspecto emocional, mas sim a capacidade de cada ser humano pensar, falar, aprender, sentir e agir a seu modo. Nesta dimensão destaca-se, ATENÇÃO, MEMÓRIA, PENSAMENTO E LINGUAGEM.
Dimensão cognitiva
O desenvolvimento cognitivo está relacionado ao domínio das relações espaciais e temporais; estas ocorrem quando a criança consegue discriminar direita e esquerda, nomear seus segmentos corporais, orientar-se corretamente, em cima, em baixo, em frente, atrás, hoje, ontem, de manhã, de noite, etc.
Nenhum comentário:
Postar um comentário