A prática de atividade física desde cedo é excelente para o desenvolvimento infantil e estimula os hábitos saudáveis por toda a vida.
A atividade esportiva é fundamental para a saúde e bem-estar da criança, pois ajuda no crescimento, fortalece os ossos, enrijece a musculatura, favorece o desenvolvimento psicomotor e a integração social. Por outro lado, um estilo de vida sedentário aumenta o risco de problemas cardíacos, diabetes, obesidade ou outras doenças crônicas, que, muitas vezes, têm início já na infância.
Para evitar esses e outros males, o ideal é incentivar a prática de exercícios desde cedo, de forma que o pequeno crie hábitos saudáveis que o acompanhem ao longo de sua vida. Porém, é importante que a modalidade esportiva seja adequada à idade da criança. Conheça os benefícios oferecidos por cada esporte e escolha o melhor para seu filho:
Artes marciais: Judô, karatê, tae-kwon-do ou judô
Desenvolvem na criança o caráter e a disciplina. Estimulam, ainda, equilíbrio, flexibilidade, agilidade, lateralidade, noções de espaço e tempo e coordenação motora. Indicadas a partir dos 4 anos.
Atletismo:
A prática envolve vários movimentos como correr, saltar, lançar etc. A iniciação desta modalidade para crianças deve utilizar jogos e brincadeiras que envolvam arremessos, corridas e saltos, mas sempre de maneira recreativa e divertida. Treinos e competições, somente a partir dos 12 anos.
- Até 6 anos: A criança se diverte com brincadeiras de arremessar, pegar, pular, correr e chutar. Estes movimentos podem e devem ser estimulados por meio de atividades recreativas.
- Entre 6 e 8 anos: A maior parte das crianças está completando o desenvolvimento motor e adquirindo habilidade para realizar as mesmas atividades que os adultos, mas seus movimentos ainda não são perfeitos. Nesta fase, não se pode exigir compromisso, e o esporte deve ser encarado apenas como uma brincadeira.
- Entre 8 e 10 anos: É o melhor momento para ensinar os detalhes de esportes e explicar os movimentos específicos de cada um, desenvolvendo a habilidade motora. Nesse período, o mais indicado é que a criança participe de várias modalidades individuais ou coletivas, pois só assim será capaz de escolher o esporte de que mais gosta. E, se houver interesse, a partir dos 10 anos poderá iniciar o treinamento específico.
Nenhum comentário:
Postar um comentário