sexta-feira, 17 de julho de 2015

O que são histórias sociais?

Resultado de imagem para histórias sociaisAs Histórias Sociais são uma ferramenta para desenvolver habilidades sociais nas crianças com Autismo. Confira mais na matéria de hoje!


Os diferentes graus de Autismo resultam em também diferentes graus de habilidades sociais. Por conta disso, crianças, adolescentes e adultos autistas podem ter dificuldades em lidar com situações corriqueiras, e mais ainda co situações que fujam à rotina: mudanças de escola, de casa ou a necessidade de ir ao dentista tratar um dente.


Uma estratégia para diminuir o estresse que essas situações podem causar no autista une a técnica de antecipação, na qual o autista é preparado para algo que acontecerá num futuro próximo, ao uso de imagens, com as quais autistas têm mais facilidade de aprender conceitos. São as Histórias Sociais, que descrevem em detalhes a situação que deverá ser enfrentada pelo autista.


Na história, que pode ser sobre ficar doente ou ir ao supermercado, por exemplo, o autista vê uma sequência de imagens nas quais aparecem as ações e reações esperadas dele, e também o que ele pode esperar das pessoas que poderá encontrar no local. É importante também demonstrar o porquê das ações e reações.


Confira, abaixo, um exemplo de História Social!



Este conteúdo foi útil para você? 
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário