terça-feira, 2 de dezembro de 2014

Hábitos Orais que Prejudicam o Desenvolvimento

Saiba os hábitos orais que podem prejudicar o bom desenvolvimento da criança. Entenda mais sobre o assunto!
Chupar dedo, chupeta, colocar objetos na boca, usar mamadeira e roer as unhas são hábitos, associados à região da boca, comuns entre crianças. Descubra um pouco mais sobre eles:

“Dedinho gostoooooooso”- PODE chupar o dedo?

O simples fato de manter o dedo na boca já é prejudicial, ocasionando alterações na face. Algumas crianças chupam o dedo, estando a palma da mão virada para baixo e outras, com o dedão fazendo pressão no palato (céu da boca). Ambas, não permitem que os dentes se ocluam adequadamente, a postura e mobilidade da língua ficam alteradas, beneficiando a respiração pela boca (mau hábito) e uma maneira incorreta de engolir. O Fonoaudiólogo pode ajudar!


“Onicofagia”

Geralmente, com 4 ou 5 anos de idade, a criança começa a roer as unhas. Pressupõe que o início deste hábito, seja devido a fatores emocionais, ansiedade, nervosismo…


A persistência da onicofagia pode gerar uma má oclusão dentária; além de “transportar” germes, que ficam embaixo da unha, até a boca, favorecendo danos a saúde.Se ignorado, pode perdurar a vida toda.


“Chupeta e mamadeira, DEVE?”

O uso prolongado destes objetos, pode ocasionar alterações morfológicas. Se a criança apenas, apóia o bico na língua, está contribuindo para um desequilíbrio muscular da face.
Ajudá-la com a “retirada”, até 3 anos de idade, diminui esta chance.


Quando a boca, se mantêm aberta e a língua ligeiramente “solta”, acomete uma redução do tônus das bochechas e alteração no padrão respiratório, vindo a criança, a usar, também, a boca para o ato.


Por vezes, pode aparecer alterações na mastigação, devido a fraqueza muscular. Como opção, as crianças acabam preferindo os alimentos mais moles, pois passam a “amassá-los”.


Somam-se também: alterações na pronúncia de determinados sons (“t”, “d”, “n”, “l”, “r” de coração, “s” e “z”), este desequilíbrio pode favorecer problemas na oclusão da arcada ou na posição dos dentes. Surge o escape da língua.


Sugere-se contudo, o uso de bicos ortodônticos, por tempo determinado e a substituição da mamadeira pelo copo, logo que possível.


A sucção favorece o fortalecimento dos músculos, ligados com esta função, desde que, usados no tempo certo. Consulte um Fonoaudiólogo!

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário