sexta-feira, 12 de dezembro de 2014

Filhos na Internet - O psicólogo ajuda!

Confira a entrevista cedida pela psicóloga Gabriela Monéa sobre Filhos na Internet para o  Portal Nós Mulheres. Em caso de dúvida, entre em contato com nossa psicóloga!

- Como os pais podem estabelecer regras quanto à sites que eles podem visitar?
Psicóloga: Os sites que podem ser visitados devem ser os apropriados para a faixa etária dos filhos.  Dê preferência à sites de educação, cultura, música e jogos infantis.

- Como os pais podem ficar de olho nos filhos na internet?
 Psicóloga: O diálogo é fundamental na relação entre pais e filhos. Os pais devem explicar aos filhos o tipo de conteúdo que querem que seu filho tenha acesso e o tipo de conteúdo e pessoas que devem evitar. Além disso, existem programas e recursos nos computadores que permitem o monitoramento dos acessos e, até, do histórico de conversas com outras pessoas.
O ideal é que o computador usado pela criança esteja em um local de passagem, de fácil visibilidade para os pais. Quando a criança estiver acessando a internet, os pais ou algum responsável, devem estar presentes, participando e observando o que ocorre durante a navegação.

- Qual é a importância dos pais monitorar os filhos nas redes sociais?
 Psicóloga: É muito importante que os pais monitorem os filhos. Nas redes sociais as crianças tem acesso a todo o  tipo de conteúdo (vídeos, fotos, textos, comentários), inclusive os inapropriados para a idade delas.
Nesse momento, é importante que os pais vejam  com o que seus filhos estão tendo contato e os orientem em relação ao que é certo e errado.

- Crianças que tem perfis nas redes sociais, é correto?
 Psicóloga: Depende do uso que é feito. A rede social deve ser fechada, sem conter informações pessoais da criança ou da família e com acesso às fotos, bate-papo e postagens restritas a familiares e amigos da mesma idade.

- Qual idade ideal para autorizar a mexer na internet?
Psicóloga: As crianças têm acesso à internet desde muito cedo, inclusive nas escolas. Nos tempos de hoje, isso se torna inevitável. O que deve ser observado não é a idade da criança, mas sim o que é visto. Todo o conteúdo deve ser sempre adequado a cada faixa etária e o tempo deve ser controlado. É importante que os pais estejam sempre acompanhando seu filho durante o uso da internet.

- Como notar se há algo errado acontecendo com nossos filhos na internet?
Psicóloga: Quando a criança apresentar comportamento diferente (agressividade, mentiras, ansiedade, falta de sono ou apetite), quando não quiser mais que seus pais monitorem o que ela está acessando, quando mostrar-se desconfortável com a presença de alguém enquanto está na internet e quando não quiser fazer mais nenhum programa ou atividade fora do computador. Além da observação do comportamento, os pais devem estar sempre de olho nas conversas que estão participando e conteúdos que estão acessando.

- Como impor regras e horários quanto ao uso da internet?
Psicóloga: A internet não deve se tornar um vício, deve ser apenas uma ferramenta de comunicação e estudos da criança. O ideal é que a criança tenha horário para assistir televisão, brincar, estudar, dormir e usar a internet. As regras devem ser baseadas no cotidiano da criança e não podem interferir nos estudos, no brincar, na alimentação e no descanso. Devem ser colocadas de maneira clara e devem ser seguidas sempre. Exceções podem existir, mas devem ser apenas em ocasiões especiais (férias, feriados, finais de semana).

Este conteúdo foi útil para você?
Compartilhe com seus amigos!
Fonte: Gabriela Monéa CRP: 06/56.084-7

Nenhum comentário:

Postar um comentário