sábado, 3 de junho de 2017

Principais sinais da DISLEXIA na vida escolar

A palavra Dislexia é derivada do grego:

“DIS”  (dificuldade)
“LEXIA” (linguagem)
Resultado de imagem para dislexia

Dislexia é um distúrbio de aprendizagem nas áreas de leitura, escrita e soletração. Sua causa envolve fatores genéticos e neurológicos.  Não está associada à baixa inteligência, não é um problema comportamental, psicológico ou social e não é uma doença.
O diagnóstico e tratamento são realizados por uma equipe multidisciplinar e nela está inserido o fonoaudiólogo, que é o profissional habilitado a trabalhar a dificuldade de associação dos sons da fala, os fonemas, às letras correspondentes

PRINCIPAIS SINAIS
Resultado de imagem para dislexia 
Na Educação Infantil
ü Falar tardiamente
üDificuldade para pronunciar alguns fonemas
üDemorar a incorporar palavras novas ao seu vocabulário
ü Dificuldade para rimas
ü Dificuldade para aprender cores, formas, números e escrita do nome
ü Dificuldade para seguir ordens e seguir rotinas
ü Dificuldade na habilidade motora fina
ü Dificuldade de contar ou recontar uma história na sequência certa
üDificuldade para lembrar nomes e símbolo

Resultado de imagem para dislexia
Na alfabetização 
ü Dificuldade em aprender o alfabeto
üDificuldade no planejamento motor de letras e números
üDificuldade para separar e sequenciar sons (ex: p – a – t – o )
üDificuldade com rimas (habilidades auditivas)
üDificuldade em discriminar fonemas homorgânicos (p-b, t-d, f-v, k-g, x-j, s-z)
ü Dificuldade em sequência e memória de palavras
üDificuldade para aprender a ler, escrever e soletrar
üDificuldade em orientação temporal (ontem – hoje – amanhã, dias da semana, meses do ano)
üDificuldade em orientação espacial (direita – esquerda, embaixo, em cima...)
ü Dificuldade na execução da letra cursiva
ü Dificuldade na preensão do lápis
ü Dificuldade de copiar do quadro 
 Resultado de imagem para dislexia
Do 2º ao 9º ano do Ensino Fundamental
ü Nível de leitura abaixo do esperado para sua série
üDificuldade na sequenciação de letras em palavras
ü Dificuldade em soletração de palavras
ü Não gostar de ler em voz alta diante da turma
üDificuldade com enunciados de problemas matemáticos
üDificuldade na expressão através da escrita
üDificuldade na elaboração de textos escritos
ü Dificuldade na organização da escrita
ü Podem ter dificuldade na compreensão de textos
üPodem ter dificuldade em aprender outros idiomas
üDificuldade na compreensão de piadas, provérbios e gírias
üPresença de omissões, trocas e aglutinações de grafemas
üDificuldade de planejar e organizar (tempo) tarefas
üDificuldade em conseguir terminar as tarefas dentro do tempo
üDificuldade na compreensão da linguagem não verbal
ü Dificuldade em memorizar a tabuada
ü Dificuldade com figuras geométricas
ü Dificuldade com mapas
Resultado de imagem para dislexia

Ensino Médio
ü Leitura vagarosa e com muitos erros
üPermanência da dificuldade em soletrar palavras mais complexas
ü Dificuldade em planejar e fazer redações
ü Dificuldade para reproduzir histórias
ü Dificuldade nas habilidades de memória
üDificuldade de entender conceitos abstratos
üDificuldade de prestar atenção em detalhes ou, ao contrário, atenção demasiada a pequenos detalhes
ü Vocabulário empobrecido
üCriação de subterfúgios para esconder sua dificuldade
 Resultado de imagem para dislexia
Fontes: 
http://www.andislexia.org.br/  
http://www.fonosp.org.br/noticias/sala-de-imprensa/releases/fonoaudiologo-e-fundamental-no-tratamento-do-dislexico/
http://fonoaudiologiaemusica.blogspot.com.br/2013/08/dislexia-o-que-e-e-principais-sinais.html


Nenhum comentário:

Postar um comentário