sábado, 19 de setembro de 2015

Que outros fatores podem prejudicar o desenvolvimento da fala?

Resultado de imagem para fonoaudiólogo
O desenvolvimento da fala pode ser prejudicado por vários fatores. Vamos conhecer alguns deles? Fiquem atentos!


Problemas auditivos, neurológicos ou respiratórios, e até fatores ambientais, com falta de estímulo podem prejudicar o desenvolvimento da fala.

Desses, os de audição são os mais comuns. "A criança que ouve pouco, balbucia pouco. Ou seja, vai ter dificuldade para aprender a falar", diz Ignês Maia Ribeiro. Por isso é importante que o recém-nascido faça o teste da orelhinha, gratuito e obrigatório desde 2010. Ele é realizado ainda na maternidade e avalia se o bebê tem alguma dificuldade para ouvir. 

Já as crianças com deficiência neurológica, precisam de atenção especial: a maioria vai ter atraso no desenvolvimento da linguagem. 

Outro fator importante é a respiração. As pessoas que possuem problemas crônicos, como rinite alérgica, têm mais chances de apresentar alterações na fala, pois respiram pela boca. "Isso afeta todo o processo de postura da língua e posicionamento dos dentes, o que colabora para as alterações aparecerem", afirma Cássia Telles, fonoaudióloga do Hospital Pequeno Príncipe - PR.

Fique ligado nos sintomas e procure ajuda ! Nossa clínica possui profissionais especializados para lhe ajudar! Entre em contato conosco!


Este conteúdo foi útil para você? 
Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para deixe o seu comentário

Nenhum comentário:

Postar um comentário