sexta-feira, 12 de junho de 2015

Tipos de alterações do desenvolvimento

Resultado de imagem para desenvolvimento infantilClassicamente são descritos três tipos de alterações de desenvolvimento: o atraso, a dissociação e o desvio. Vamos conhecê-las um pouco mais?

O atraso de desenvolvimento consiste num desfasamento entre a idade cronológica da criança e a idade correspondente às aquisições demonstradas, que se exprime de um modo mais ou menos uniforme em todas as áreas. 

Quanto mais grave o atraso de desenvolvimento apresentado mais provável é poder demonstrar uma causa orgânica, ou seja, em que se comprova uma lesão do sistema nervoso central.

A dissociação refere-se a uma diferença significativa entre as várias áreas do desenvolvimento, com uma área mais gravemente afetada.

Exemplos típicos são crianças que apresentam dificuldades de aprendizagem, em que, na maioria das vezes, as áreas motoras não estão afetadas ou crianças com paralisia cerebral com atraso significativo nas áreas motoras e desempenho adequado nas restantes.

O desvio subentende a aquisição não sequencial de competências numa ou mais áreas do desenvolvimento. Esta perda de sequência poderá ter como base alterações neurológicas. 

Da mesma forma uma criança apresentar uma linguagem expressiva muito superior à compreensão, traduz claramente um desvio. Este fato pode refletir uma utilização não comunicativa da linguagem, característica das perturbações do espectro do autismo.



Além dos três tipos clássicos acima referidos, existem dois tipos a ter em conta – a paragem e a regressão do desenvolvimento. O primeiro refere-se a ausência da evolução normal das aquisições e o segundo à perda das aquisições já verificadas. São sinais muito preocupantes e frequentemente associam-se a patologia grave do SNC, nomeadamente doenças neurodegenerativas.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para compartilhe
Fonte: Mãe me Quer

Nenhum comentário:

Postar um comentário