sexta-feira, 12 de junho de 2015

9 atividades que ajudam o seu filho a desenvolver a escrita

Resultado de imagem para 9 atividades que ajudam o seu filho a desenvolver a escrita
A aquisição da escrita é posterior à aquisição da linguagem e posterior a um nível específico de maturidade motora humana.

Aprender a escrever envolve vários conceitos e competências que a criança vai amadurecendo à medida que cresce e as exercita: a lateralidade (saber distinguir a direita da esquerda e noção espacial), a motricidade fina (capacidade de manipular um lápis, por exemplo), a aprendizagem dos códigos alfabético e numérico, entre outros.

Assim, e antes de sistematizar a escrita “no papel”, diversas outras atividades que envolvem o corpo devem estar bem desenvolvidas, pois tudo o que sentimos através do nosso corpo, torna-se mais significativo (leia também o artigo O meu filho escreve as letras ao contrário, o que fazer?).

Atividades que ajudam o seu filho a desenvolver a escrita:
1. Jogo de orientação espacial
Dependendo da idade da criança, colocar uma fita no braço (ou perna) sinalizando o lado direito (ou esquerdo). Coloca-se no chão algo delimitando o espaço, por exemplo 3 colchonetes. A criança fica posicionada no colchonete do meio e o adulto diz: direita (o adulto deve passar para o colchonete correspondente), esquerda ou meio.

Após terem dominado estas noções, colocar outros 3 colchonetes em frente da criança. Com outra criança a participar na atividade, demonstra-se que, ao se posicionarem uma frente a outra, o ato de saltar para a direita de uma é diferente do ato de saltar para a direita de outra.

2. Atividades com um balão
Tentar manter o balão no ar, somente batendo nele com a mão direita e, depois, somente com a mão esquerda.

3. Brincar como um robô
A criança é o robô, e seu parceiro é o guia. Auxiliados pelo adulto, combinam sinais de movimentação do robô. Por exemplo, se o guia tocar o lado esquerdo da cabeça do robô, este vira-se para a esquerda; se tocar o lado direito, vira à direita; se tocar no alto da cabeça, o robô baixasse, e assim por diante.
Algum tempo depois, invertem-se os papéis, sendo que o guia vira robô, e o robô vira guia. Depois disso, a brincadeira é feita com deslocamentos. As duplas combinam os sinais de movimentação. Por exemplo, um toque na parte de trás da cabeça é sinal para o robô andar para a frente; um toque nos ombros é sinal para que pare.

4. Brincar ao espelho
Inicialmente cada criança faz as atividades sozinha, ou seja, o adulto diz: mostrar a mão direta, colocar o pé esquerdo ao lado da cadeira, colocar a mão esquerda no olho esquerdo, encostar o cotovelo direito no joelho direito, e ir dizendo várias situações.

Para brincar ao espelho, cada criança fica de frente para outra criança ou adulto e deverá seguir as instruções dadas, porém localizando as áreas no outro.

5. Que letra é esta?
Nas costas da criança o adulto faz com o dedo uma letra e a criança deve dizer qual é.

6. Caminhar sobre as letras
No chão fazer o traçado de letras ou palavras. A criança deve caminhar sobre as letras, seguindo a ordem do traçado.

7. Escrita com água
A criança pode molhar o dedo na água e ir ao quadro passar o dedo sobre o traçado das palavras.

8. Escrita na areia
No chão, escrever com o dedo, ou palito do gelado, o traçado de palavras.

9. Modelagem de palavras
Usando argila ou massa de modelar, escrever palavras modelando letra por letra.

Este conteúdo foi útil para você? Compartilhe com seus amigos!
Resultado de imagem para compartilhe
Fonte: Mãe me Quer

Nenhum comentário:

Postar um comentário